Ligada à pastelaria e aos doces, a chefe da iniciativa La Dolce Rita (http://www.ladolcerita.net/) revela-nos os segredos de uma das maravilhas da culinária, os gelados caseiros. E deixa-nos um aviso: “prepare as papilas gustativas (e mande alargar a cintura das calças): a sua vida gastronómica nunca mais será a mesma…”

No livro a “A Vida Secreta dos Gelados Caseiros” (edição ArtePlural) a chefe pasteleira apresenta mais de 40 receitas de sabores distintos, a partir de uma receita-base, e agrupados por níveis de gula.

Para começar, os mais simples ou refrescantes, para quem não quer exagerar, desde os clássicos baunilha, morango e natas até combinações novas como mel e alecrim ou banana e canela. Depois, os mais divertidos, “para os gulosos que sabem que dias não são dias”, como stracciatella, Baileys, mousse de lima, crème brûlée ou gingerbread.

No nível máximo, o dos gulosos premium, “está por sua conta e risco” adverte Rita. Entre os sabores encontramos os gelados de Nutella, lemon curd, banoffee, doce de ovos com amêndoa ou Snickers.

E porque às vezes um gelado simples não é suficiente, o leitor encontra ainda nestas páginas receitas de sobremesas com gelados, como tarte de gelado, bolo de gelado e brownie, minipavlovas ou bombons de gelado.

“A Vida Secreta dos Gelados Caseiros” permite ainda criar versões personalizadas, 100% ao gosto dos pasteleiros domésticos.

Rita Nascimento é chefe de pastelaria e apaixonada por gelados. O amor pelo açúcar falou mais alto do que os estudos em teatro. Antes de trabalhar em restaurantes e pastelarias, Rita fez um curso superior de Pastelaria em Espanha. Viveu, ainda, nos Estados Unidos, Itália e Reino Unido, onde foi colecionando sabores e experiências gastronómicas. Já em Portugal desenvolveu sabores de gelados para uma empresa de gelados artesanais. Em 2012 criou La Dolce Rita, uma marca de mixes para cookies e cakes, ao estilo americano. Mais recentemente inaugurou o canal de Youtube com o mesmo nome.

O livro chega aos escaparates com o preço de 16,60 euros.