"Culinária Portuguesa" é um guia em forma de receitas editado pela Marcador e assinado pelo gastrónomo António Maria de Oliveira Bello (fundador da Sociedade Portuguesa de Gastronomia). Um livro que o gastrónomo José Quitério assinalou como "a autêntica Bíblia da nossa cozinha regional".

Quatro centenas de páginas recheadas com as nossas sopas mais tradicionais como a canja; o caldo verde; a sopa do cozido; as sopas de peixe. Na obra cabem também os crustáceos e pratos de peixe, da marítima sardinha à fluvial lampreia à moda do Minho. Uns, bem grelhados, outros servidos em sumptuosas caldeiradas.

No que toca às carnes, apresenta- se, por exemplo, o cozido à portuguesa, o lombo de porco à alentejana, ou ainda, na caça, o peru recheado à Lisboeta e o pato com arroz no forno. Entre os vegetais, o livro apresenta o puré de couve-flor coberto com molho de suco de espinafres, o feijão-verde e as ervilhas guisadas à portuguesa e ainda os variados esparregados.

"Culinária Portuguesa" dedica ainda particular atenção aos queijos nacionais, da Serra da Estrela até aos Açores, e além disso, também os vinhos, de fama mundial, como por exemplo os do Porto e da Madeira.

A obra chega aos escaparates ao preço de 19,95 euros.