Livro: “Coma Gordura e Emagreça”. Mas gordura boa, claro

A (boa) gordura é a chave para uma vida sã e para a perda de peso permanente. Quem o defende é o norte-americano Mark Hyman no seu livro “Coma Gordura e Emagreça”. O livro da dieta Pegan, besteseller nº 1 do New York Times, combina a alimentação vegan com a paleo num novo regime que, propõe, uma ajuda a emagrecer, a diminuir o colesterol e a reverter a diabetes.

“Durante décadas venderam-nos a ideia de que os alimentos ricos em gordura eram um perigo - não apenas engordavam, como provocavam uma série de doenças. Com o tempo o mito tornou-se verdade. Começámos a consumir produtos light e… engordámos ainda mais”, afirma Mark Hyman, especialista americano em Medicina Funcional.

Face a esta realidade, o investigador começou a questionar a estranha contradição. Ele próprio evitava gorduras, fazia muito exercício, mas estava a ganhar peso. Porquê? Ao investigar os mais recentes artigos científicos apercebeu-se de que todos apontavam no mesmo sentido: a gordura não só é vital para a nossa saúde, como ajuda a emagrecer. Simultaneamente é uma aliada no combate ao cancro, diabetes, doenças cardíacas ou Alzheimer.

O médico adotou, então, uma dieta rica em (boas) gorduras, como ovos, abacate, azeite, nozes, óleo de coco, peixes gordos e até carne. A dieta “Pegan” (porque combina os princípios nutricionais das dietas Paleo e Vegan) acabou por ser adotada por mais de mil clientes do médico. Em “Coma Gordura e Emagreça” (edição Lua de Papel), o autor partilha com o leitor estas experiências.

Neste bestseller nº1 do New York Times, o autor explica como funciona a dieta. Apresenta a ciência, os resultados clínicos, e os aspetos práticos: quais são as melhores gorduras, em que alimentos se encontram, e como podemos tirar melhor partido (e sabor) delas. O programa é dividido em três fases: preparação (dois dias), emagrecimento rápido (21 dias) e plano de transição. No fim inclui quase cem páginas de receitas, para todas as ocasiões.~

O livro chega aos escaparates com o preço de 16,95 euros.

artigo do parceiro:

Comentários