Livro - “Cada garrafa conta uma história”

Esta é uma viagem ao Portugal vinhateiro. Um livro onde o vinho é ponto de partida para revelar histórias, desvendar curiosidades e encetar muitas conversas com os protagonistas do vinho de norte a sul do nosso país. Ana Sofia Fonseca traz-nos, neste livro, um retrato das gentes e dos seus vinhos.

Em “Cada garrafa conta uma história” (edição A Esfera dos Livros) a jornalista Ana Sofia Fonseca dá-nos a conhecer retratos dos homens e mulheres dos vinhos. Um livro que deixa de fora as críticas a aromas e fermentação para, como sublinha a autora, descobrir histórias: “cada garrafa carrega amores e ódios, podas, guerras e fantasmas, colheitas. As suas enxertias. Para além da química, são as histórias que tornam um vinho único”.

A jornalista empreendeu uma viagem de norte a sul, de vinha em vinha, de conto em conto. A autora visitou muitos lagares, desvendou muitas curiosidades, falou com os enólogos, privou com os produtores, revelando na presente obra “laços familiares, momentos decisivos, aventuras e memórias. Histórias reais que, muitas vezes, parecem ficção”.

O resultado é um título que, em duas centenas de páginas, nos revela “muitas castas, diferentes lagares – dias de exílio a seguir à revolução de Abril, tempos de desfiles de moda, medos de fantasmas, dedos perdidos na vindima, amores, sangue-azul, fortunas talhadas a suor”.

Ana Sofia Fonseca, jornalista freelancer, trabalhou na revista Grande Reportagem e no semanário SOL. Tem realizado reportagens para diversos órgãos de comunicação social, como o Expresso, Público, Sábado e Diário Económico. Foi autora de duas rubricas no Expresso. Atualmente colabora com a SIC, onde tem assinado reportagens e documentários.

“Cada garrafa conta uma história” chega aos escaparates com o preço de 16,00 euros.

artigo do parceiro:

Comentários