Barrigas de freira, Pudim Abade de Priscos, Papos de Anjo, Tigeladas, são apenas alguns exemplares da doçaria portuguesa que fazem as delícias dos apreciadores. Paralelamente, dissuadem muitos daqueles que gostariam de recriar estes preceitos gulosos nas cozinhas domésticas. Fintar esta faceta intimidatória de muita da nossa doçaria tradicional e conventual é o que procura o livro “É Doce, É Yämmi 2” (Porto Editora). Um título que reúne mais de cem receitas para produzir com robots de cozinha, embora vocacionada mais especificamente para a segunda geração do robot Yämmi.

Uma obra que não lista apenas doces e sobremesas portuguesas. Há um capítulo com uma incursão por especialidades estrangeiras. Todas as propostas com uma garantia por parte da equipa que desenvolveu este livro: “Simples na forma e nos passos, apresenta receitas 100% fidedignas dos doces e sobremesas tradicionais”. Uma obra dividida em seis secções, começando por relevar um capítulo independente com as “15 dicas básicas de pastelaria” e um manual para utilizar o presente título.

Posto isto é hora do leitor pôr as mãos na massa e lançar-se às mais de 130 páginas de “É Doce, É Yämmi 2” divididas em “Essenciais” (com os fios de ovos, o doce de chila, os cremes de pasteleiro, a massa folhada, entre outras preparações). A segunda seção aborda os “Doces Clássicos de Confeitaria”(com o Bolo de Arroz, o Limonete, o Pastel de Feijão, o Jesuíta, o Pastel de nata). A terceira seção trata dos “Doces de Comer à Fatia” (Tarte de alfarroba, Pudim Abade de Priscos, Torta de laranja, Morgado de amêndoa, Bolo-rei, só para citar alguns dos pecados gulosos). A quarta partem detém-se nos “Doces de Comer à Colher” (não faltando as Natas do céu, o Arroz-doce, a Aletria, o Pão de ló de Ovar, a Sopa dourada).

Já a quinta seção aprofunda os “Doces de Trincar” (com ênfase nos Papos de anjo, Castanhas de ovos, Raivas, D. Rodrigos, Cavacas, Sonhos). A sexta parte dedicada aos “Doces de Fora Cá Dentro” (Quindim, Floresta Negra, bavaroise, Crepes, Pannacotta).

O livro chega ao leitor com o preço de 17,70 euros.