Lisboa - Oficina com Chá para se estar, petiscar e brincar

Oficina com Chá é o novo espaço de estar de Campo de Ourique, em Lisboa. Uma sala e esplanada para lanches e refeições ligeiras onde não falta o chá em múltiplas variações. Um espaço de degustação aberto aos adultos e crianças que é também uma oficina de transformação de móveis e objetos.

Tábua de queijos da Serra da Estrela, saladinhas para petiscar, bruschettas, bolos e outras especialidades caseiras, são os destaques da carta da nova Oficina com Chá, no bairro lisboeta de Campo de Ourique. O ambiente privilegia o aconchego e a cor, com móveis e objetos recuperados da casa dos avós, para os adultos se sentirem em casa enquanto as crianças brincam.

A Oficina com Chá transformou uma antiga mercearia de bairro num espaço contemporâneo e acolhedor. A proprietária, Marta Botelho, pôs em prática os seus conhecimentos de restauro para dar nova vida e muita cor às peças que recolheu na casa da família em Manteigas.

Marta montou uma oficina aberta onde pretende desenvolver o seu hobby de restauro e promover atividades lúdicas para pequenos e graúdos. Além do espaço da oficina, a cozinha também está à vista de todos, num convite aos clientes para acompanharem a confeção.

No fundo, a Oficina com Chá foi criada como o prolongamento da sala de estar de Marta Botelho, mãe de Maria Laura, com quatro anos, e de Vicente, com cinco, que decidiu regressar ao mercado de trabalho, mas não quis abdicar da proximidade familiar.

Natural de Manteigas e a viver há mais de uma década em Lisboa, Marta sentia a necessidade de espaços na cidade onde jovens pais, tal como ela, se sentissem confortáveis com os filhos e ao mesmo tempo pudessem conviver com os amigos. "A maioria dos cafés e restaurantes são pensados só para adultos, a simples presença de crianças é muitas vezes um fator de desconforto que passa para os pais",comenta Marta Botelho, proprietária da Oficina com Chá."Quis trazer para o meu bairro um pouco do ambiente familiar e acolhedor que se vive na serra e que é muito difícil de encontrar na cidade, complementado por sabores reconfortantes e algumas iguarias típicas da minha região", conclui a responsável.

Os sabores serranos são presença obrigatória na carta da Oficina com Chá, desde as tostas e saladas (7,50 euros e 3,30 euros), à tábua de degustação (6,00 euros), os queijos, presuntos e enchidos da serra.

Uma oferta a que se juntam as saladinhas para petiscar (a partir de 3,5 euros): polvo, feijão -frade e grão, a fazerem as honras da casa.

Do seu livro de receitas, Marta trouxe também inspirações italianas, como bruschettas (2,00 euros) sempre apetecíveis e prontos a debicar.

Finalmente o chá, quente ou frio, a acompanhar as refeições, seja com "Momentos Felizes" de chá verde, rosa, pétalas de girassol, manga e ananás, seja com o energético "Chá da Oficina", com chá preto, cravo, gengibre, casca de laranja, canela, anis e cardamomo. Além da carta fixa, a Oficina com Chá terá bolos caseiros e outras especialidades, preparadas a pensar na frescura dos ingredientes e nas preferências dos convivas.

Oficina com Chá

Rua Tenente Ferreira Durão, 9 (Campo de Ourique Lisboa)

Horário: Segunda a Quinta: 10h00 – 20h00. Sexta a sábado: 10h00 às 23h00.

Foto: Alexandre Vaz

artigo do parceiro:

Comentários