Gastronomia – Quais são as oito tendências de sabores para 2015?

Há 15 anos que a McCormick & Company, detentora da marca Margão, anuncia as tendências de sabores do futuro da gastronomia. Em 2015 o sal com um toque de acidez, polpas e sumos frescos misturados com especiarias e ervas arrojadas, assim como ervas e especiarias fumadas, estão entre as oito tendências identificadas. Sabores que podem ser apreciados no Mercado da Ribeira, em Lisboa, no quiosque do chefe Miguel Castro e Silva.

As Tendências de Sabores 2015 da McCormick e da Margão, identificam ingredientes e combinações em ascensão como as “7 Especiarias Japonesas” (Shichimi Togarashi), bem como pratos de cozedura e confeção prolongada de todo o mundo, integrados na Tendência “Sabores pelos quais vale a pena esperar”.

São apresentadas ainda, novas formas de elevar ingredientes essenciais a qualquer cozinha e dando-lhes, agora, um papel de destaque em cada prato, como as ervas e especiarias fumadas ou os ingredientes com um toque de acidez combinados com sal.

“Muitos sabores de edições passadas estão hoje entre os nossos ingredientes de eleição. Por exemplo, a Pimenta Chipotle, quando identificámos inicialmente esta pimenta enquanto sabor de destaque em 2003, muitas pessoas nem o conseguiam pronunciar. Atualmente, é um sabor de destaque,” refere Kevan Vetter, Chefe Executivo da McCormick. “Tarte de abóbora com especiarias, sal marinho, água de coco e sabores inspirados em cocktails têm experienciado um sucesso semelhante, com presença em menus de restaurante ou nas prateleiras no retalho. As Tendências reveladas nesta 15ª edição prometem continuar este legado”, sublinha.

“Para além de sermos um país muito recetivo à gastronomia oriental, onde cada vez mais integramos as suas formas de confeção e os seus sabores diferenciadores na nossa cozinha diária, para esta edição damos, também, uma nova vida a ingredientes que nos são muito próximos como a canela, o pimentão-doce ou os orégãos, enquanto nos atrevemos a descobrir o poder dos cominhos, do estragão ou das sementes de sésamo”, afirma Pedro Gomes, da McCormick Portugal

Para apresentar as Tendências e os Sabores em Destaque em Portugal, a Margão aliou-se ao chefe Miguel Castro e Silva para a criação de duas receitas com base nesta edição.

“As Tendências de Sabores 2015 desafiaram-me a trazer para as minhas receitas do Mercado da Ribeira dois ingredientes que dão vida a qualquer prato. O pimentão doce é uma das especiarias preferidas dos portugueses, e utilizei-a num saboroso prato de legumes assados. Já o sabor intenso dos cominhos veio apurar a minha receita de carrilheira de porco em vinho tinto,” salienta o Miguel Castro e Silva.

Oito tendências de sabores a não perder:

Misturas Globais em Evolução – onde as 7 Especiarias Japonesas (Shichimi Togarashi) trazem um novo sabor picante. A Mistura de Especiarias Shawarma também adiciona um toque picante e quente às carnes grelhadas e muitos outros pratos.

Mezze do Médio Oriente – soberbos dips e pastas para barrar, combinados com ervas e condimentos. Revelam uma deliciosa iniciação à vibrante gastronomia global.

Sal com um Toque de Acidez – uma fusão de sal grosso com surpreendentes ingredientes ácidos como o gengibre em conserva, a ginja, a manga desidratada ou a casca de limão. Concede vivacidade e textura aos mais diversos pratos.

Especiarias Fumadas – ervas e especiarias fumadas que acentuam o seu sabor e aroma quando adicionados a qualquer refeição ou bebida.

Legumes Umami – uma saborosa forma de experimentar o tentador “quinto sabor” dos japoneses, com vegetais neste paladar, como os cogumelos, tomate, batata-doce e nori.

Revolução Liquida – polpas e sumos frescos misturam-se com especiarias e ervas arrojadas para intensificar molhos, pratos de massa, recheios e muitos outros. Uma forma divertida e deliciosa de tirar partido de frutas e vegetais.

Sabores pelos quais vale a pena esperar – ao levantar a tampa, a descoberta de sabores ricos provenientes de receitas de todo o mundo, e que combinam especiarias aromáticas e ingredientes reconfortantes em pratos lentamente cozinhados e de fazer crescer água na boca.

Biscoitos Reinventados – os sabores dos clássicos biscoitos de especiarias ganham uma nova vida em sobremesas criativas e simplesmente divinais que redefinem os vulgares bolinhos e bolachinhas da hora do lanche.

artigo do parceiro:

Comentários