Será que um bolo de noiva representa para um cake designer o mesmo que um vestido de noiva significa para um estilista? “Sim, talvez”, admite Julie Deffense, uma americana radicada em Portugal e especializada neste segmento tão específico da pastelaria. As flores são a sua inspiração.

Os bolos de casamento feitos por Julie são geralmente clássicos, tradicionais e elegantes, mas a autora já se aventurou por criações mais exóticas e coloridas. Tudo tem a ver com as preferências e cultura dos clientes, muitos deles estrangeiros. “Por exemplo os indianos gostam de ter cores vivas, os americanos talvez gostem de bolos mais brancos, os brasileiros gostam dos bolos enormes, cheios de flores”. A cake designer prefere conhecer pessoalmente os noivos antes de elaborar a sua proposta. “Fazer um orçamento é rápido, mas criar qualquer coisa que tenha a ver com a personalidade deles é mais complicado”, explica.

Produtos relacionados:

Mas por muitos “oohs” e “aahs” que a visão de um bolo de casamento desperta, não é só o aspeto que conta. “É igualmente importante o que está dentro” do bolo, garante Julie. “Os meus bolos são todos de receitas americanas, da minha família. O bolo americano é normalmente um sponge cake, mais leve, mais fofinho. Mas também tem que ter uma certa espessura para aguentar o peso e as horas fora do frigorífico”. Os sabores mais pedidos são o de baunilha, limão ou mistura, por exemplo, de cenoura tropical (com passas, coco, ananás e nozes), de caramelo e café e de coco e baunilha, entre outras combinações. As framboesas frescas são um ingrediente muito pedido, bem como uma vasta gama de frutos que, nos recheios e coberturas, vão da manga e maracujá ao coco e morango.  O tradicional creme de manteiga pode ser substituído por chocolate branco com menta, queijo creme, Bailey’s ou manteiga de amendoim.

A personalização de cada uma destas criações é fundamental. “Eu não faço os meus bolos por peso. Acho que comida ao peso é para comida que não tem decoração. Os valores são baseados nos ingredientes. Mas neste caso, como a parte das flores normalmente leva imenso tempo a fazer, não posso fazer um preço ao quilo, porque não faz sentido”. É que um bolo tanto pode demorar um dia como um mês a fazer, nos casos em que as flores em pasta de açúcar são feitas com tal pormenor que o bolo parece acabado de sair de uma estufa holandesa. É neste segmento das flores que Julie Deffense se especializou, criando centros, estames e pétalas uma a uma, muito realistas e capazes de fazer suspirar até o menos romântico dos noivos. “Adoro as flores, o meu jardim está cheio de flores, é a minha inspiração. É um trabalho muito demorado, mas é uma coisa que adoro fazer”.

a bíblia dos noivos de noiva

“A Bíblia dos Bolos de Casamento”

Julie Deffense

Top Books

€25.99