De Aba (parte da carne de bovino, cortada da costela inferior) a Xiró (termo brasileiro para caldo de arroz com sal), passando por casulas, lapas, queijadas e sopas, este Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa faz mais do que definir o conteúdo de palavras usadas nas nossas cozinhas. Diferencia, por exemplo, os tipos de açorda (alentejana, da mãe, de bacalhau, de bacalhau com tomate, de mariscos, de medrões, de sável, de sável com sangue e madeirense (com milho cozido), de acordo com os ingredientes e a forma como o pão é utilizado. Enumera 40 pratos de bacalhau, refere os principais produtos qualificados como IGP (Indicação Geográfica Protegida) e DOP (Denominação de Origem Protegida) e explica o modo de confeção tradicional da doçaria portuguesa.

O autor inclui ainda termos com diferentes origens, como a Bibinca (especialidade de Goa que consiste num guisado de nabos com carne de porco, ligados com farinha de arroz), Grude (bolo no Brasil feito com goma de massa de mandioca com açúcar e coco) ou Quitudes (termo angolano para petiscos), entre outros.

Como uma das personalidades mais influentes na Gastronomia Nacional, como considerou o Público, Virgílio Nogueiro Gomes é também autor de ‘Transmontanices – Causas de Comer’, ‘Tratado do Petisco’ e ‘Doces da Nossa Vida’.

Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa

Editora: Marcador

Preço: €18,50