Conservas: da lata ao prato

Verdadeiro ícone gastronómico português, o peixe em conserva está a (re)viver um momento importante, a ponto de ser estrela de menus em restaurantes.

Veja aqui o vídeo.

O Sapo Sabores foi visitar algumas empresas que fazem das conservas o seu modo de vida. A tradição portuguesa de produção e consumo de conservas tem conhecido um forte revivalismo nos últimos anos.conservas

Existe uma enorme variedade de conservas, desde os mais populares atum e sardinha a preciosidades como ovas, passando por produtos como anchova, mexilhão, polvo, cavala, truta, lula, enguia, bacalhau e muitos outros, acompanhados pelos mais diversos molhos. É um produto rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e ácidos gordos, além de estar sempre disponível e ser muito prático de utilizar.

Nesta reportagem saiba como o chefe Akis Konstantinidis, do restaurante Can The Can, conseguiu construir uma ementa exclusivamente à base de conservas. E compare o design moderno das latas José Gourmet, explicado por Vasco Mota e Pedro Ribeiro, com o ar retro e tradicional da Conserveira de Lisboa, fundada em 1930 e onde Tiago Ferreira dá seguimento ao negócio de família.

artigo do parceiro:

Comentários