“Celebrar com Vegetais” - Livro número 1 na Amazon/Reino Unido chega a Portugal

Yotam Ottolenghié, chefe de cozinha israelita radicado no Reino Unido, fez do seu quarto livro, “Celebrar com Vegetais”, um sucesso planetário. A obra, com lançamento este mês de setembro em Portugal, já vendeu mais de um milhão de cópias. É o número 1 na Amazon/Reino Unido. Junta-lhe vários prémios na categoria de livros de culinária.

“Celebrar com Vegetais” (Jacarandá Editora) traz-nos mais de 150 receitas apresentadas de acordo com diferentes métodos de confeção - grelhados, no forno, em lume brando, escaldados, guisados ou crus. Em comum a todas as propostas o facto de os legumes não desfilarem como acompanhamento discreto do prato principal. Eles são a estrela à mesa como nos prova Yotam Ottolenghié. O conhecido chefe, proprietário de diversos restaurantes em Londres, e autor de livros de culinária, mistura nas suas receitas inovação com ênfase no sabor, nas especiarias e na frescura dos ingredientes. Yotam junta a esta fórmula um estilo invulgar.

Entre as receitas que degustamos neste “Celebrar com Vegetais”, destaque para a salada de manga-afonso com grão-de-bico e caril; a quiche de marmelada e stilton; as pataniscas de quiabos com molho de tomate e pão; a salada de algas, gengibre e cenoura. Nas sobremesas: ruibarbo assado com labneh doce; marmelo cozido em sumo de romã.

Yotam Ottolenghi tirou o mestrado em Filosofia e Literatura ao mesmo tempo que trabalhava na redação de um jornal diário israelita, antes de se mudar para Londres em 1997. Começou por ser assistente de chefe de pastelaria no Capital e depois trabalhou em Kensington Place, Launceston Place, Maison Blance Baker and Spice, antes de inaugurar a sua cadeia de restaurantes e lojas de comida, presente em NottingHill, Islingtone Belgravia. Abriu o restaurante NOPI em Piccadilly em 2011.

Yotamé é autor dos bestsellers “Ottolenghi: The Cookbook”, “O Novo Vegetariano” e “Jerusalem”.

Apresentou duas temporadas do programa Ottolenghi’s Mediterranean Feast no More 4 e no Channel 4.

“Celebrar com Vegetais” está nos escaparates a partir de 16 de setembro.

Yotam Ottolenghié

artigo do parceiro:

Comentários