Corria o ano de 2007. Marta Queiroz, uma portuense de gema, formada em gestão hoteleira, decide mudar de vida. No seu quotidiano, Marta rodeia-se de bolos artísticos e 3D, bolos e bolachas decorados, muffins, bombons e tartes e assume-se como Cake Designer. Isto sem antes ter adicionado à experiência profissional a componente formativa e criativa. Marta frequentou formações e rodeou-se de algumas “vedetas” do Cake Design internacional. Aprendeu, entre outras, com a inglesa Maisie Parrish e a brasileira Patricia Schimdt.
As mãos de Marta passaram a ser obreiras de coloridas criações em forma de bolo, recorrendo a uma técnica de pastelaria e matéria-prima que os ingleses bem conhecem: o “Artesanato em Açúcar” (Sugarcraft), assente numa pasta moldável de, claro está, açúcar.

Um trabalho de construção de bolos que inclui outras matérias-primas, como as diferentes massas (Genoises branca, de chocolate, de laranja, mármore, cenoura) e os recheios variados (brigadeiro branco, brigadeiro de chocolate, brigadeiro de chocolate crocante, creme de ovos, creme de chocolate).

Marta não se limita a fazer bolos bonitos, encontra-lhes diferentes aplicações e fins. Por exemplo, os muffins completam a decoração de uma mesa com bolos, mas também podem ser usados como marcador de lugar, ou uma oferta aos convidados numa festa de aniversário. Por sua vez, os mini bolos podem servir para promover um produto, ou funcionar como um “mimo” personalizado num evento. A Marta, na sua página na internet, dá-nos alguns exemplos: pequenas malas, logótipos de empresa, ursinhos com ar amoroso.
As bolachas decoradas, com motivos sortidos ou um específico, são feitas de amêndoa e decoradas manualmente com glacé real ou com pasta de açúcar.

Os brigadeiros são verdadeiras estrelas no mundo de bolos e bolachas da Marta Queiroz. Contas feitas há 24 sabores e outras tantas decorações. A saber, nos sabores, há frutos silvestres, vinho do Porto, rum, ananás, cacau, limão, café, noz, framboesa, e ficamos por aqui, só para aguçar apetites. A decoração destes brigadeiros gourmet constrói-se com pequenos motivos em pasta de açúcar, crocantes, cobertos com bolas de cereais, caramelizados, banhados a chocolate de leite ou chocolate branco.

Ainda nos chocolates, os Bombons e as Trufas de Marta são confecionados mediante um processo artesanal. O chocolate é Belga (e de qualidade), preto, de leite e branco. Bombons que podem, ou não, ter recheio.

Uma experiencia nos bolos (com algumas incursões nos salgados) que Marta Queiroz gosta de partilhar com os mais pequeninos. Organiza regularmente workshops, em mini bolos e bolachas decoradas, “interditos” a maiores de 15 anos e limitados a grupos de seis crianças.
Como podemos, então, chegar a este doce microcosmos? As encomendas fazem-se através da na internet, no site da iniciativa, ou pelo telefone 916 152 655.