Bebé Gourmet: "Papinha" para gastrónomos com tamanho S

Pescada em crosta de broa e ervas com batata e cenoura assadas, Creme de abóbora aromatizado com gengibre. Soa-nos a gourmet. E são refeições com um toque gourmet, em copinho, prontas a serem servidas aos exigentes palatos de “gastrónomos” que vestem camisola tamanho “S”, dados a birras à mesa e não dispensam um babete. A Bebé Gourmet embora tenha nascido há poucos meses já veste um tamanho “XL” no que respeita a sucesso e boa aceitação no mercado.

É Patrícia Vide, uma economista de formação, quem nos recebe no espaço loja da Bebé Gourmet, na Rua Fernando Namora, no Bairro de Telheiras (Lisboa). Patrícia, a par da amiga Ana Salvador, uma consultora na área do turismo, partilham desde há alguns meses a direção dos destinos da Bebé Gourmet. As agora duas sócias colocaram-se, num passado recente, perante uma questão que também tocava as suas vidas: “Como responder à alimentação das crianças quando os pais têm vidas profissionais atribuladas?”

A Patrícia e Ana, “mães preocupadas em criar refeições saudáveis para as suas crianças”, pareceu-lhes óbvia a resposta. Nascia, em Setembro de 2012, uma empresa vocacionada para a alimentação de pequenotes entre os cinco meses e os quatro anos. Os papás assumidamente “galinhas” quando o assunto é a alimentação saudável faziam um a “ufa” de alívio.

Conta-nos Patrícia: “Pesquisámos e encontrámos este conceito bastante desenvolvido nos Estados Unidos e nos países nórdicos. Um conceito que, depois, adaptámos à realidade portuguesa”. Em Outubro de 2012 abria a loja. “Criámos o espaço de raiz. Antes servia um outro negócio. Foi bastante complicado. Trabalhamos para um grupo bastante sensível. Há que cuidar todos os pormenores, nomeadamente as questões ligadas à higiene e segurança alimentar”.

Na Bebé Gourmet o mix de comunicação e serviço junta diversas vertentes: produtos nacionais, comida caseira, respeito pela sazonalidade, produção biológica, variedade na oferta. Ana e Patrícia juntam-lhe, também, um ingrediente fundamental: criatividade. Engenho na imagem, entregue em mãos profissionais que conceberam com “estilo” o espaço loja e todos os materiais que servem a comunicação. Criatividade, também, naquilo que vai à mesa dos mais pequeninos.

Dentro dos copinhos fechados e envolvidos com a cinta branca da Bebé Gourmet há uma ementa que contorna eventuais bocejos e birras à mesa. Neste momento a carta para os mais pequeninos inclui diversas sopas (ex. de alface com frango, de brócolos com pescada, de alho francês com vitela), “principais” (ex. Frango com hortelã e arroz Thai, Bolonhesa de vitela e legumes com esparguete) sobremesas (Puré de banana, Iogurte e bolacha; Maçã cozida, salada de frutas). Na página na internet da Bebé Gourmet encontramos as ementas para o dia e para a semana. Propostas confecionadas por dois cozinheiros, “um deles nutricionista de formação” e com supervisão de uma engenheira alimentar que garante que a aplicação de toda a metodologia HACCP.

As refeições, uma vez cozinhadas, são imediatamente arrefecidas a temperaturas de refrigeração, através de uma abatedora de temperaturas.

Para além da vertente espaço loja, a Bebé Gourmet conta com um serviço de catering junto de diversas creches e infantários. No momento em que conversamos com Patrícia, a empresa fornece quatro escolas, embora “com boas perspetivas de fecharem acordo mais alguns estabelecimentos”, sublinha a responsável.

Patrícia não esconde a satisfação face ao sucesso: “recebemos muitas encomendas, o Facebook tem sido um bom elo de ligação a este nível”. Neste momento a Bebé Gourmet está a desenvolver e a vertente entregas ao domicílio nas áreas de Lisboa e Algés (para compras de valor superior a 20,00 euros). “Queremos mais rapidez na resposta”, confidencia Patrícia.

Bebé Gourmet

Morada: Rua Fernando Namora, 45 C, Telheiras, 1600-451 Lisboa

Telefone: 217 276 023

E-mail: info@bebegourmet.pt

 

Jorge Andrade

Fotos: Bebé Gourmet

artigo do parceiro:

Comentários