APTECE lança Manual Prático de Turismo de Culinária

A APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária criou uma nova ferramenta para tornar o turismo de culinária mais competitivo e estimulante, quer do ponto de vista económico, quer em relação à preservação da cultura gastronómica local, regional e nacional.

O manual aborda as relações entre o desenvolvimento do turismo de culinária, a proteção dos valores locais, a promoção dos produtos típicos locais, a preservação da cultura alimentar e o desenvolvimento em geral, e pode ser adquirido de forma gratuita através do email aptece.geral@gmail.com, sendo que para já está disponível em versão impressa.

Devido à sua natureza intra setorial, trata-se de um manual para os profissionais e empresários ligados ao sector turismo (a nível global, regional, nacional e níveis locais), decisores políticos locais, responsáveis de promoção do turismo local. O material apresentado também pode ser útil para os responsáveis de promoção local, ONG, assim como agências de cooperação bilaterais e multilaterais.

Para José Borralho, presidente da APTECE, “ao lançarmos este Manual Prático de Turismo de Culinária, esperamos motivar o esforço coletivo, no intuito de diversificar e interiorizar o este segmento em Portugal, sempre com o objetivo de prestar informação e transmitir conceitos que ajudem à perceção daqueles que atuam no processo de promoção, desenvolvimento e comercialização dos destinos, produtos e serviços turísticos em Portugal.”

O presidente da APTECE acrescenta ainda que “este manual é uma mais-valia para o Turismo de Culinária, uma vez que é mais uma forma de divulgar a gastronomia e os costumes tradicionais portugueses. A formação dos profissionais de turismo, um dos eixos estratégicos da associação, é também um dos objetivos que se pretende alcançar.”

artigo do parceiro:

Comentários