Em perto de 80 páginas, Christelle Huet-Gomez, traz-nos um conceito de bolo menos comum e capaz de surpreender numa mesa de lanche. “Bolos Invisíveis” (Editorial Presença), assenta numa técnica em que frutas e legumes, laminados finamente, fundem-se com uma massa leve. Depois da cozedura esta mesma massa desaparece, absorvida pela fruta.

Esta combinação torna o bolo “invisível” e dá lugar a uma surpreendente apresentação, uma consistência ligeira e um sabor irresistível.

São 33 receitas que incluem Bolo de maçã, chocolate e caramelo, Bolo de maçã e ruibarbo, Bolo tutti frutti de pêssego e amêndoa, Bolo de batata, Bolo de alho-francês e batata, Bolo de cenoura e cominhos, Bolo de cogumelos, Bolo de beringela e mozarela.

Na apresentação do livro, a autora partilha connosco uma das receitas que inclui na obra, um “Bolo invisível de limão e mirtilos”. Bata 2 ovos com o 90 g de açúcar. Adicione 40 g de manteiga derretida e em seguida 120 g de farinha e a raspa de 1 limão, misturando bem até obter uma massa homogénea. Dilua com 80 ml de leite meio gordo e com o sumo de meio limão, a pouco e pouco.

Lave, descasque e corte 800 g de maçãs em quartos. Retire o meio e as sementes. Corte os quartos das maçãs, no sentido do comprimento, em tiras com 1 mm de espessura, utilizando uma mandolina ou uma faca bem afiada. Incorpore as tiras na massa.

Deite metade do preparado na forma untada e polvilhada com 20 g de açúcar mascavado.

Cubra com uma camada de 100 g de mirtilos e deite a restante massa. Polvilhe com 10 g de açúcar mascavado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante 50 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar. Decore com mirtilos e raspas de limão

Este é o sexto título da coleção Minibiblioteca de Cozinha que inclui os livros “Nutella”, “Brunch”, “Bolos Mágicos”, “Bolachas na Caneca”, “Cocktails de Fruta para Todo o Ano”.

O livro chega aos escaparates com o preço de 10,90 euros.

Aqui pode ler um excerto do livro.

bolos invisiveis