Alentejo sem corantes nem conservantes

Dentro dos frasquinhos e pacotes da Terrius há castanha, nozes, cogumelos, espargos, cardos. Produtos alentejanos que casam desenvolvimento local com embalagens com um design tentador. Os sabores são um apelo às nossas memórias sensitivas.

Esta é uma história assente em produtos alentejanos do concelho de Marvão, na Serra de São Mamede, dorso rochoso encostado à fronteira espanhola. A região é de montanha, microclima e água relativamente abundante. Elementos propícios a bons produtos da terra. A castanha é famosa, com direito a festival anual. Mas há mais: cogumelos, nozes, cardos, pimentos. Atentos a estas mais-valias da região, há oportunidade comercial e ao desenvolvimento local, cinco amigos lançaram em setembro de 2011, uma marca assente em produtos alentejanos. A Terrius propõe algo simples: “o regresso às origens, à natureza, aos sabores de outrora”. Um repto que já conquistou Portugal.

Os promotores do projeto Terrius, instalado na região (no Centro de Interpretação Ambiental Moinho da Cova - Portagem), casam as palavras negócio com desenvolvimento local. Adquirem a matéria-prima de base junto dos produtores locais, tratam-na em instalações de terceiros. Depois, comercializam produtos de sempre, numa embalagem que pisca o olho aos mercados mais exigentes.

Dentro das frasquinhos e pacotes da Terrius há a famosa castanha de Marvão, cogumelos (Shitake - uma espécie que não é local -, Boletus edulis), tomate desidratado, maçãs, pimentos assados, noz do Porto da Espada, cardos silvestres, espargos silvestres. Tudo, como garante a Terrius, de “fabrico artesanal, sem corantes nem conservantes”. E se, depois de adquiridos os produtos Terrius dúvidas sobrarem sobre a melhor utilização, no site encontramos algumas sugestões de receitas.

Neste momento, a Terrius coloca os seus produtos em diversas lojas. Em Lisboa no espaço “Diz-me o Que Lês”; no Porto, no “Café Vitória”; nas Caldas da Rainha na loja “Caldas Gourmet”.

Para um contacto mais próximo com a Terrius: Telefone: 966 908 963 E-mail: rita@terrius.pt

artigo do parceiro:

Comentários