A comida também se mascara

Para a fotógrafa Emily Dryden estas máscaras com alimentos são muito mais do que uma mera brincadeira. A dezena de composições com frutas, vegetais e elementos botânicos são um alerta para a diversidade alimentar, recurso a uma dieta mais saudável e orgânica. Este trabalho ganhou um concurso internacional.

Emily Dryden é uma fotógrafa de alimentos, publicidade e retrato que desenvolve o seu trabalho a partir de Nova Iorque. Ao olharmos para esta dezena de imagens da sua autoria é impossível não fazer a associação à obra pictórica de um artista do século XVI, o pintor italiano Giuseppe Arcimboldo. Emily segue esta tradição com séculos e, tal como o pintor transalpino, compõe a fisionomia humana usando um recurso tão comum no passado, como atualmente: as frutas e os vegetais.

Há dois anos, a criadora norte americana iniciou uma série fotográfica que intitulou “Fresh Faces” (qualquer coisa como rostos frescos, em português). O que Emily pretende com estas composições é alertar o consumidor para os alimentos orgânicos, provenientes de agricultura sustentável. A fotógrafa trabalhou em parceria com a escultora e atriz Zahydé Pietri. O objetivo deste projeto partilhado foi encontrar as combinações mais harmoniosas entre dezenas de frutas, vegetais, leguminosas, flores.

A escolha de rostos não é indiferente a Emily Dryden. O retrato humano é um dos objetos preferidos da fotógrafa. Aqui, ao olharmos para um rosto composto por elementos naturais estamos a enfrentar uma questão essencial do nosso tempo, a de olharmos face a face o outro. Neste caso o nosso interlocutor são alimentos perecíveis, ainda frescos, no auge da sua cor e sabor. Todas as composições têm um nome: Albert, Zelda, Horace, Phil. Uma identidade para criaturas ficcionadas, fixadas para a eternidade pela lente de Emily.

Estas imagens obtiveram o segundo lugar numa das mais prestigiadas competições internacionais de fotografia. Foram galardoadas nas categorias “alimentos” e “publicidade” no International Photography Award 2015.

A artista publica regularmente o seu trabalho na página do Instagram e no site onde expõe o seu portfólio.

artigo do parceiro:

Comentários