Assim se embala a comida com muito estilo e criatividade

    Numa sociedade fortemente consumista uma boa embalagem e comunicação do produto é vantagem competitiva na hora de o apresentar nos lineares de venda. Este princípio é tão válido para um alimento, como para um livro, um perfume ou uma embalagem de detergente. Aqui, fazemos uma seleção de algumas das mais criativas formas de empacotar uma boa ideia.

  • Cozinha “fora da caixa” e apimentar o doce. Conheça as tendências de sabores para 2017

    Há 17 anos que chefes, foodies e gastrónomos “farejam”, para a multinacional McCormick & Company, as tendências de sabores da gastronomia à escala global. Para 2017 são apontados cinco caminhos: pequenos-almoços “fora da caixa”, primazia à gema de ovo, grelhados na chapa, mediterrâneo moderno e doces apimentados.

  • Lusófona e Grupo Vítor Sobral apresentam primeira edição do curso de Gestão de Sala

    No restaurante, o primeiro contacto com o cliente pode marcar a diferença entre uma segunda visita, ou não. Para preparar futuros profissionais em Gestão de Sala, a Universidade Lusófona e o Grupo Vítor Sobral, estão a lançar a primeira edição deste curso. A ação arranca a 1 de março.

  • Hard Rock Café Lisboa celebra Chilli Day com o hambúrguer mais picante de sempre

    Até 26 de fevereiro o Hard Rock Cafe Lisboa vai comemorar o National Chilli Day, preparando o seu hambúrguer mais picante de sempre feito com salsicha italiana nduja e três tipos de feijão picante.

  • O’phélia, é cerveja mas tem um travo a whiskey. Porquê?

    Depois de dez meses a estagiar em barris de whiskey Jameson, a nova cerveja artesanal, O’phélia mereceu apresentação pública. Este é o resultado de uma parceria entre Jameson Irish Whiskey e a cerveja Maldita. O resultado é uma bebida robusta e com um toque a caramelo.

  • Portugal vai ver apenas 500 garrafas deste vinho “Único”

    Este é um vinho duriense com um lançamento ultralimitado, apenas 500 garrafas entram no mercado nacional. “Único” é o novo vinho branco de Rita Marques, enóloga e rosto dos Vinhos Conceito.

  • Dentro das garrafas Luso vivem também agora sabores mexicanos

    Abrir uma garrafa de água e desfrutar dos sabores meridionais do México é a nova proposta da Luso. A marca portuguesa acaba de lançar a Luso Fruta Figo da Índia e Maracujá.

  • Livro: “As Manhãs da Leonor” são variadas e ricas à mesa

    É daquelas pessoas que come sempre a mesma coisa de manhã, encostado à bancada da cozinha enquanto espreita o relógio? A atriz Leonor Seixas e a health coach Sara Marques dos Santos juntaram-se para nos trazer, em livro, “As Manhãs da Leonor”, mais de 70 receitas cheias de energia.

    Há muito picante nestas publicidades com alimentos

    Comida sempre vendeu. E quando lhe juntamos q.b. de picante a combinação pode ser explosiva. Mais ou menos explícitos, todos estes anúncios fizeram sucesso. São uma evocação da liberdade de expressão.

    Os bolos inacreditáveis de um dos melhores mestres de pastelaria do mundo

    Para Cédric Grolet não basta surpeender quando se chega ao título de melhor chefe de pastelaria. Este francês de 31 anos rompe com os cânones da exigente pâtisserie gaulesa. Grolet chega mesmo a inspirar-se na pintura barroca do século XVII.

  • Livro: Viver melhor com “Sopas, Saladas e Sobremesas Detox”

    Depois do sucesso de Sumos Detox, Susana Alves quis partilhar outro dos seus segredos: as sopas detox. Com a ajuda da nutricionista Carolina Santo, selecionou um conjunto de sopas, saladas e sobremesas que potenciam a desintoxicação do organismo e verteu-os em livro.

  • Existe uma hamburgueria que serve hambúrguer de rosbife, e nós recomendamos

    Este hambúrguer (ou Meatlover) inclui Rosbife, Agrião e Mostarda e faz parte das novidades deste ano do To.B.

  • Livro: “Fechar a boca” não é a melhor forma de fazer uma dieta

    O mundo das dietas está repleto de ideias feitas, enganos e mitos. Paula Beirão Valente, nutricionista, aprofunda e explica estas questões no seu livro “Segredos de uma Nutricionista”. Emagrecer não se resume a “fechar a boca” e a autora explica-nos porquê.

  • A valiosa Baunilha é o alimento do mês no blogue “Intrusa na Cozinha”

    Dando seguimento ao seu projeto, a Marta Dionísio do blogue “Intrusa na Cozinha”, propõe-nos mais um alimento do mês. Desta feita a Baunilha. Todos os que tiverem receitas com este ingrediente podem participar na iniciativa.

  • Lisboa: No 26º piso, a cozinha do Panorama tem os pés bem assentes na terra

    Jantámos no restaurante Panorama, em Lisboa, e descobrimos-lhe uma nova feição com a cozinha do jovem chefe Miguel Paulino. Arrojado, irreverente na forma, embora comprometido com a cozinha de feição portuguesa e produtos nacionais. Lá no alto, no 26º piso, a ementa não anda com a cabeça nas nuvens.

  • Lagos: Carta do Gecko com novidades de inverno

    Este inverno tem sido frio como há anos não se sentia mas no Gecko, restaurante do Espiche Golf, há novos sabores para acalentar o estômago e aquecer a alma dos que por terras algarvias de Lagos procuram um local diferente para uma refeição ligeira ou mais completa.

  • Livro: Mude alguns hábitos e descubra “O segredo para se manter jovem e saudável”

    Aprender a dormir, gerir o stresse, alterar a forma como nos alimentamos, saber ler um rótulo e libertarmo-nos de produtos tóxicos, são algumas das metas propostas neste “O segredo para se manter jovem e saudável”.

  • No Alentejo o “Amor é Cego”e vem numa garrafa de azeite

    Este azeite alentejano, fruto de uma empresa familiar, resulta de azeitonas provenientes de um pequeno olival com 60 anos. Um azeite que nasce do amor à terra do seu produtor e que mereceu outro ato de entrega, a criação de uma embalagem que lhe fizesse justiça. Trabalho desenvolvido pelo atelier Rita Rivotti, distinguido com medalha de ouro nos Prémios Lusófonos da Criatividade 2016.

  • Restaurante Tago´s: Na margem sul comemos Japão, França e Portugal

    Desengane-se quem lê no título margem sul e crê que aqui encarrilhamos pelo discurso gasto do deserto do outro lado do Tejo. Para lá da beira-rio, na Península de Setúbal, há produto alimentar do melhor. Disso tira partido o restaurante Tago´s, liderado na cozinha pelo chefe Luís Barradas. Um cultor das técnicas de cozinha francesas, da gastronomia nipónica e do produto português.

  • Lolita & MILF, dois néctares que prometem aquecer o Dia dos Namorados

    Lolita e MILF são dois conceitos bem presentes no imaginário masculino, mas improváveis no ainda tradicional mundo do vinho (português). Uma dupla irreverente e sedutora que ganha ao ser desfrutada em duo. Na terceira edição, estes DOC Douro de 2013 prometem ser uma tentadora proposta para aquecer o Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro.

  • Lisboa: Há boas histórias na nova carta de cocktails do Double9

    Volvido um ano sobre a abertura, o Tea Cocktail Bar Double9 apresenta uma carta renovada. Cocktails e chás convivem neste espaço aninhado em pleno Chiado, na capital. Uma sala de chá, bar e gastro bar que se sentem confortáveis nesta tripla função. A prova de que há relações triangulares que funcionam bem.

  • Cascais Kitchen: Oito variações em torno da cozinha com travo caseiro

    Situa-se na praça de alimentação de um centro comercial, mas convence-nos de que estamos num mercadinho de rua. Estes oito quiosques, com oferta diversa, apresentam-nos um travo de cozinha caseira. No Cascais Kitchen há propostas para palatos mais conservadores e para apetites ousados.

    Comida também é isto: um pouco de loucura

    A alimentação é um campo riquíssimo no que toca à criatividade, ao qual recorrem as indústrias da publicidade, da moda, do design, entre muitas outras. Ficam alguns exemplos do que de melhor se faz no mundo.

  • Licor Nacional convida a celebrar o Dia dos Namorados

    Nascido em 2012, pelas mãos da bairradina Caves da Montanha, o Licor Nacional é uma bebida versátil, feita à base de ervas portuguesas. A marca assume-se como uma boa proposta para oferta e partilha a 14 de fevereiro, Dia dos Namorados.

    Brunchs inspiram cidades em miniatura

    Bea Crespo e Andrea Garcia Portolés, respetivamente ilustradora e fotógrafa alimentam desde 2013 um dos blogues com mais sucesso nas comunidades de designers. As duas espanholas fundem no seu projeto “Brunch City” a paixão pelas viagens, pela fotografia e pela ilustração.

  • Livro: “O Meu Programa Detox” para o ano inteiro

    Este não é um livro sobre Detox para ler, aplicar num período específico e esquecer. Aquilo que a autora, Lucie Reyner nos propõe em “O Meu Programa Detox” (Jacarandá Editora), são 40 receitas para todo o ano.

  • Livro: “Receitas Mês a Mês” para nos reconciliar com os produtos da estação

    A 20 de janeiro chega aos escaparates uma obra que procura conciliar o calendário dos consumidores com a compra de alimentos e confeções culinárias de acordo com os produtos da estação. “Receitas Mês a Mês” apresenta-nos 48 receitas e muitas respostas a perguntas sobre alimentação.

  • Lisboa: Menu de inverno do Trio aquece com sabores bem portugueses

    Corvina com couve coração e mousse de sardinha, Leitão com abóbora e castanha são duas das sugestões que encontramos na carta de inverno do restaurante Trio, em Lisboa. Um menu carregado com a personalidade do chefe de cozinha Manuel Lino.

  • Livro: “Dieta à Sua Medida”, uma abordagem honesta à perda de peso

    Este não é um livro para leitores habituados a responder com um “sim”, sem reservas, às propostas de dietas radicais, com perdas de peso também radicais. “Dieta à Sua Medida” propõe uma alternativa honesta e uma nova abordagem face aos regimes alimentares com vista à perda de peso.

  • Livro: “O Diabo na Cozinha” chega com sexo, dor, loucura e arte

    Sexo, dor, loucura e a arte de um grande chefe de cozinha. Este pode ser um dos resumos do livro “O Diabo na Cozinha”, a autobiografia de Marco Pierre White, o aclamado chefe e rockstar britânico. Recebeu três estrelas Michelin e devolveu-as.

  • A nova sidra portuguesa é uma Bandida

    Uma raposa astuta e engenhosa andou a sacar as melhores maçãs do pomar para desenvolver uma sidra carregada de ousadia, irreverência e rebeldia. Chama-se “Bandida do Pomar” e tem uma receita desenvolvida em exclusivo para o mercado nacional.

  • Livro: Cozinhar no forno não é difícil como explica o chefe Freddy Guerreiro

    A AEG lançou um livro de receitas no forno, que conta com a colaboração do chefe Freddy Guerreiro, embaixador da marca. Um guia com mais de 50 receitas para quem quer cozinhar de forma diferente e criativa usando todas as potencialidades do forno doméstico ou profissional.

  • Al dente, o livro que tem massas para todos os dias

    A proposta deste livro não podia ser mais simples: pegar nos ingredientes que tem em casa e cozinhar com eles os mais deliciosos pratos de massa.

    Espreite as rações de combate dos soldados de diferentes países

    Giulio Lacchetti, criativo italiano, dedicou vários meses a estudar e a recolher as rações de combate de diferentes exércitos mundiais. Estas doses são desenvolvidas ao grama, codificadas e nutricionalmente preparadas para homens e mulheres em situações extremas.

    Artista plástica malaia reproduz com comida as fotos das suas viagens

    Paisagens e monumentos, filmes e contos de fadas são os temas preferidos por Samantha Lee. Usando ingredientes simples e muita imaginação, a “food artist” homenageia os locais por onde passa e cria autênticas obras de arte comestíveis.

    Estas são algumas das cartas de menu mais criativas do mundo

    Quem nunca teve nas mãos um menu desmazelado, gorduroso e com erros ortográficos que levante o braço. O que aqui lhe trazemos é o oposto destas peças de má fama para um restaurante. Têm um design apelativo, ganharam prémios de criatividade e são meticulosamente pensados. Alguns dos melhores entre os melhores.

  • Baos também entram na nova carta do Sushic Mercado de Algés

    O Sushic Mercado, inserido no Mercado de Algés, não se limita ao sushi na nova carta. Integra agora os baos, o novo conceito do grupo que consiste em pequenos pães cozidos a vapor, recheados com os mais variados condimentos.

  • Calendário de 2017 chega este ano servido em prato de porcelana

    A Vista Alegre, centenária marca portuguesa de porcelana, vidro e cristal, lança neste início de 2017 uma coleção de pratos-calendário.

  • Receitas e harmonizações acompanham a Agenda Esporão 2017

    A gastronomia é o tema central da Agenda Esporão 2017. De janeiro a dezembro, são 12 propostas gastronómicas para descobrir e confecionar. As receitas e a sugestão de harmonização de vinhos e azeites são dos colaboradores do Esporão e as ilustrações da arquiteta Ana Gil.

  • Livro: Depois dos excessos das festas que venham as sopas e os consomês

    Longe vai o tempo em que a sopa era tida e vista como o pratinho quente que antecedia o principal. A sopa apela à criatividade, saúde e bem-estar. Não é apenas preâmbulo à refeição, pode ser um estilo de vida. O livro “Souping” explica isso mesmo e promete ajudar-nos a queimar aqueles quilinhos a mais.

    Dupla de alemães fotografa comida antes de cair no tacho

    Cansados de olhar para a forma tradicional de apresentar as receitas, os alemães Nora Luther e Pavel Becker engendraram um meio de nos cativar para receitas simples. O tratamento digital das imagens permite-nos captar o momento em que, pairando, os ingredientes se preparam para cair no tacho. Tempo suficiente para “lermos” esta receita em infografia.

  • Chegou a Primeira Colheita de Gallo 2016/2017

    As primeiras azeitonas do ano, colhidas quando ainda estão verdes, resultam na Primeira Colheita de Gallo 2016/2017. Um azeite de sabor intenso, com notas picantes e que se presta ao tempero de pratos robustos de peixe e de carne. E porque não molhar um bom pedaço de pão neste azeite encorpado?

    10 tendências gastronómicas para 2017

    Todos os anos o mundo da gastronomia lança as suas apostas para aquilo que serão as tendências no ano que se avizinha. Uma roleta onde o risco de falhar é grande. Os consumidores, chefes, foodies, empresas, entre muitos outros protagonistas, têm a sua palavra final. Listamos, aqui 10 caminhos. Podíamos apontar outros: “carnes vegetais”, chefes em casa, vinhos orgânicos, cocktails sem álcool, alimentos fumados. Há para todos os gostos.

  • Lisboa: Um Natal com sabores italianos na ZeroZero

    Se a imaginação para escolher presentes de Natal é pouca, e para os que este ano querem fugir às “pequenas lembranças” e aos clichés da época, a Pizzeria ZeroZero, em Lisboa, sugere produtos italianos de qualidade certificada, dos queijos aos enchidos e às massas.

  • Lisboa: O Natal doce e gelado da La Fabbrica

    Na geladaria artesanal La Fabbrica os gelados comem-se durante todo o ano, mas no Natal também se vende o tradicional Panettone italiano e as sobejamente conhecidas avelãs e amêndoas torradas na casa.

  • Vinho CARM no Top 100 da Wine Spectator 2016

    A Wine Spectator, a mais prestigiada e reconhecida publicação de vinhos, anunciou a sua lista dos 100 Melhores Vinhos do Mundo de 2016, selecionando para a 69ª posição o CARM Reserva Tinto 2012.

  • Pão do mar: uma alternativa saudável ao pão tradicional

    O Politécnico de Leiria apresenta um novo pão para as refeições dos portugueses, o Pão do Mar: um produto alimentar que se encontra em fase final de testes laboratoriais e que se destaca pelo seu baixo teor de gordura e ausência de sal.

    25 criadores querem mudar a forma como usamos os talheres

    Chama-se “Experimental Gastronomy” o projeto que ao longo dos últimos quatro anos tem juntado dezenas de artistas com um objetivo comum: olhar para objetos do quotidiano à mesa e encontrar-lhes uma nova forma. Todas as peças são únicas e estão à venda.

  • Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011, a segunda edição de um vinho “de sonho”

    O inverno húmido e o verão quente e seco de 2011 elevaram as condições para a produção de grandes vinhos de Norte a Sul do país. É da “estrondosa” colheita de 2011 que chega agora ao mercado a segunda edição do Quinta do Pôpa Homenagem. Foram produzidas pouco mais de mil garrafas.

    Padaria japonesa reinventa a forma como olhamos para o pão

    Uma japonesa moradora em Tóquio e com particulares dotes para a padaria e pastelaria pegou num alimento milenar, introduziu-lhe técnicas apuradas no sushi e nas artes decorativas e criou um pão muito especial. As crianças adoram-no.

  • Real Companhia Velha inscreve Evel tinto 2014 nos cem melhores vinhos da Wine Spectator

    A Real Companhia Velha inscreve pelo segundo ano consecutivo um dos seus vinhos no “Top 100” da Wine Spectator, revista norte-americana. Se em 2015 o eleito foi o Porca de Murça tinto 2013, este ano é a vez do Evel tinto 2014 integrar a tão disputada lista.

  • “Receitas com Segredo” para adoçar o próximo natal

    Os portugueses conhecem Marco Costa desde 2011, quando foi finalista de um programa de TV e conquistou o público com a sua torta de laranja. Agora, o jovem pasteleiro lança o seu primeiro livro, “Receitas com Segredo”.

  • Não faltam couves no blogue Intrusa na Cozinha. Afinal de contas já cheira a natal

    No blogue Intrusa na Cozinha este mês de dezembro é dedicado às couves. Não fossem elas amigas de alguns dos pratos tradicionais mais ligados ao natal português. Um alimento rico nutricionalmente, com muita fibra e pouca gordura.

    É isto o que acontece a um alimento quando o aumentamos centenas de vezes

    Uma haste de um tomate, uma saqueta de chá, ou um outro qualquer alimento, ganham uma nova dimensão, cor e texturas quando aumentados centenas de vezes. Isso mesmo fazem os mentores do projecto Macro Room com lentes macro. O resultado são filmes de curta duração com incríveis time lapses e super slows.

  • Guloso é pioneira mundial em nova embalagem para tomate

    É a primeira vez que o Tomate Pelado Inteiro passa da tradicional lata de alumínio para uma embalagem Tetra Recart.

  • Porque é o Kopke tão especial?

    A Wine Enthusiast divulgou a lista com os 100 melhores vinhos de 2016. Há apenas um vinho do Porto: o Kopke Porto Colheita de 1984.

  • Este Natal ofereça uma garrafa… de cerveja

    Para fugir ao habitual vinho, porque não seguir a tendência mais gourmet e aposta numa INEDIT Damm como prenda para os seus amigos?

    O que janta o Mundo? Um neozelandês responde com estes mapas comestíveis

    Henry Hargreaves é fotógrafo, apaixonado por viagens e um confesso seguidor da alimentação saudável. Numa séria a que chama “Food Maps” associa-se à artista Caitlin Levin e apresenta-nos visualmente o que come cada região do mundo. Palavras para quê?

  • Leite fresco sem salpicos

    A nova embalagem de Vigor parece a mesma, mas tem uma pequena diferença: a tampa de rosca que garante o aproveitamento até à última gota.

  • Alentejo: Melhor ano de sempre para a Ervideira

    A Ervideira, produtora vitivinícola do Alentejo, somou 18 prémios em 2016 graças ao trabalho desenvolvido pela empresa ao longo dos últimos anos. Em dez concursos, quer nacionais como internacionais, a empresa foi altamente galardoada.