Tirou o curso de Cozinha na Suíça e o seu percurso profissional passa pela Estalagem Quinta do Paço e pelo Hotel da Curia. Actualmente trabalha no Grande Hotel das Caldas da Felgueira. Vítor Manuel da Silva Matos foi proclamado, ontem, 17 de Dezembro, o Chefe Cozinheiro do Ano 2003, no culminar de um concurso nacional bastante dinâmico.
O menu de Vítor Matos era constituída por uma Entrada de Mil Folhas de Açorda Fria de Sapateira com Pão de Centeio do Sabugueiro e Bacalhau Marinado com Coentros e Pesto de Tomate Fresco; um Prato Principal de Sela de Cabrito Serrano com Morcela da Beira e Arroz de Carqueja sobre Carolos Fritos e Nabiças Salteadas com Azeite e Alho e, como Sobremesa, Bolo de Chocolate e Alfazema com Mousse de Queijo Fresco de Cabra, Frutos Vermelhos em Redução de Vinho do Porto e Crocante de Mel.
Maria João Costa, do Hotel Cliff Bay, no Funchal; e Ricardo João Silva Costa, que já passou pelas cozinhas da Quinta do Loredo, do Restaurante Olaria e do Hotel Vila Galé Golf, mereceram as duas menções honrosas do concurso.
Pela primeira vez, foi também atribuído o Prémio Helmut Ziebell, destinado ao prato mais inovador. Esta distinção coube à sobremesa de Diogo Ferreira, do Pestana Palace Hotel. Apostando nos produtos de qualidade portugueses, o jovem chefe confeccionou um Bolo de Amêndoa e Batata de Trás-os-Montes DOP em Crosta de Leite Creme de Cabra Queimado com Gelado de Sardinheira e em sua Geleia, Morangos Salteados e Fios de Batata Crocante.
Esta foi a 13ª edição do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, promovido pelas Edições do Gosto, com o apoio da revista Inter Magazine e da Associação dos Cozinheiros e Pasteleiros de Portugal.