Mão-de-vaca, vitela de caldeirada, peitos de vitela na brasa com esparregado, posta à alentejana com migas à Carvoeiro, bife de vitela na caçarola, naco de Vitela com migas de hortelã, são alguns dos exemplos de iguarias que os 19 restaurantes aderentes à iniciativa vão apresentar.

Uma oferta gastronómica elaborada por mãos experimentadas no tempero e que estará em prova nos seguintes restaurantes: Café Restaurante “O Alentejano”, “O Pelourinho”, o Restaurante “A Moagem”, “O Cantinho do Giovanni”, o Restaurante Típico “O Alpendre”, Café Snack Bar “O Gingão”, Restaurante Bar “Wine’Arte”, Pousada Nossa Senhora da Assunção, “A Paragem” – Vinhos & Petiscos e Snack-Bar “El Gordito”.

Na localidade de Igrejinha: Restaurante “A Horta”. Freguesia de Sabugueiro Café “O Camponês”. Em Santana do Campo: Restaurante “Rédeas Curtas”. S. Pedro da Gafunheira: Restaurante “O Parque”. S. Gregório: Café “O Telheiro” e em Vimieiro: Restaurante “Antiga Moagem”, “Novo Dia”, “Planície Dourada” e “Flor do Alentejo”.

A “Semana das Sopas Alentejanas” (25 de Julho a 9 de Agosto), a 16ª Mostra Gastronómica, bem como a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada (de 30 de Outubro a 8 de Novembro), são as próximas iniciativas gastronómicas a realizar no Município.