Vinhos - Críticos, líderes de opinião e especialistas elegem o “Top 10 Vinhos Portugueses”

O Vinho do Porto “Graham’s The Stone Terraces Vintage 2011”, produzido pela Symington Family Estates, o tinto do Douro “Pintas 2011”, elaborado pela Wine & Soul, e o branco da região dos Vinhos Verdes “Soalheiro Primeiras Vinhas 2012”, do projeto VinuSoalheiro, são os grandes vencedores do “Top 10 Vinhos Portugueses”.

A eleição do “Top 10 Vinhos Portugueses” realizou-se no decorrer do evento Essência do Vinho – Porto, como habitualmente no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.

Um total de 18 jurados - críticos, sommeliers, líderes de opinião e jornalistas de Portugal, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Suécia e Reino Unido - provaram e avaliaram um conjunto de 55 vinhos: dez vinhos do Porto Vintage 2011, 13 vinhos brancos e 32 vinhos tintos, pré-selecionados pela revista WINE - A Essência do Vinho, de acordo com as classificações obtidas ao longo último ano.

O Vinho do Porto Vintage com melhor pontuação, o melhor vinho branco e os oito tintos mais bem classificados constituem o “TOP 10”.

Os restantes vinhos tintos distinguidos foram:

“Monte da Ravasqueira Vinha das Romãs 2011” (2º tinto, Regional Alentejano, Soc. Agr. D. Diniz);

“Quinta de São José Grande Reserva 2011” (3º tinto, Douro, João Brito e Cunha);

“Quinta da Touriga Chã 2011” (4º tinto, Douro, Jorge Rosas);

“Estremus 2011” (5º tinto, Regional Alentejano, J. Portugal Ramos);

“CV – Curriculum Vitae 2011” (6º tinto, Douro, Lemos & Van Zeller);

“Marias da Malhadinha 2010” (7º tinto, Regional Alentejano, Herdade da Malhadinha Nova);

 “Procura 2011” (8º tinto, Regional Alentejano, Susana Esteban).

Os vinhos vencedores foram distinguidos durante um jantar no restaurante VINUM, nas Caves Graham’s, em Gaia. No mesmo momento, a Câmara Municipal do Porto, que integra as Great Wine Capitals, rede de grandes vinhedos do mundo, atribuiu os “Besto of Wine Tourism 2014”, que pretendem realçar boas práticas, serviços e oferta de enoturismo.

Os prémios nacionais distinguiram o Centro Multimédia Porto Cruz (em Gaia, na categoria “Experiências Inovadoras em Enoturismo”), Morgadio da Calçada (no Douro, na categoria “Arquitetura e Paisagem”), Quinta do Tedo (no Douro, na categoria “Serviços de Enoturismo”) e o restaurante VINUM (em Gaia, na categoria “Restaurantes Vínicos”). O prémio internacional na categoria “Alojamento” foi atribuído ao hotel The Yeatman, em Gaia.

artigo do parceiro:

Comentários