Vinhos - Concurso premeia os melhores vinhos de Portugal

Alentejo, Dão e Porto foram eleitas os melhores regiões do ano no Concurso Vinhos de Portugal organizado pela ViniPortugal. No jantar de entrega de prémios, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, foram distinguidos 280 vinhos, 22 Grandes Ouros, 45 Ouro e 213 Prata.

A categoria Melhores do Ano distinguiu Terra D'Alter Reserva, Tinto 2011 como Melhor Vinho de Lote; Rozés, Porto Tawny, 40 anos, como Melhor Vinho Fortificado, e Quinta das Marias Touriga Nacional Reserva, Tinto 2011, como o Melhor Vinho Varietal.

Dos 1070 vinhos em concurso, 75% alcançaram nota que lhes permitiria a obtenção de uma medalha. No entanto o regulamento estabelece um limite máximo o que não permitiu ir além das 280 medalhas. De realçar também que pelas elevadas notas obtidas não foram atribuídas medalhas de bronze, ficando-se pelas medalhas de Prata.

Tomando como referência o ano passado merecem destaque na edição de 2014 - para além das regiões do Alentejo e Douro - Bairrada, Dão e Tejo se tivermos em conta o número de Grandes Ouros e Ouros atribuídos.

Fica, aqui, a lista completa dos vinhos medalhados.

artigo do parceiro:

Comentários