Depois de provar já este ano uma extensa lista de vinhos provenientes da vindima de 2014, a equipa da Wine Spectator “, atribuiu ao português “Poeira branco 2014”, 93 pontos, sendo desta forma eleito o “melhor branco português”.

O resultado alcançado garantiu ao vinho duriense entrar para a restrita lista de 15 néctares brancos entre os 93 e os 96 pontos.

O ‘Poeira branco 2014’ é a terceira edição (antecederam-se 2012 e 2013) de um vinho bastante peculiar: um monocasta de Alvarinho, feito 100% a partir desta que é uma variedade típica da região dos Vinhos Verdes, neste caso proveniente da Quinta do Poeira,  propriedade situada em Provesende, em pleno Douro Vinhateiro.

Trata-se de um branco de “sombra”, com uvas provenientes de uma vinha plantada em encosta com exposição norte e muito protegida do sol. Foi vinificado em barricas de carvalho francês de 500 litros e com estágio de oito meses em madeira e um ano em garrafa. O ‘Poeira branco 2014’ deu origem a cerca de 2.500 garrafas, com um preço de venda ao público de 30,00 euros.

Estas são excelentes notícias para o enólogo Jorge Moreira, numa altura em que celebra a vigésima vindima a desenhar e criar néctares no Douro (e mais recentemente também no Dão, com a marca M.O.B.). Enólogo na Real Companhia Velha e na Quinta de la Rosa, Jorge Moreira tem, desde 2001, na Quinta do Poeira o seu projeto pessoal. Um projeto de família cuja gestão é partilhada com a sua mulher, Olga Martins, também ela enóloga de formação e a trabalhar no sector como CEO da Lavradores de Feitoria.