Vinha inspira as três melhores fotografias da região da Bairrada

Foram anunciados a 8 de setembro os vencedores do concurso de fotografia “O Melhor da Bairrada”. As vinhas deste território vinícola da região Centro inspiraram os três primeiros classificados.

A neblina que percorre a vinha em o “Amanhecer”, de Hélder Coelho, a paisagem da “Bairrada no Outono”, de Miguel Ferreira, e o início da maturação da uva no “Pintor”, de Edna Nunes, todos de Anadia, conquistaram, respetivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares do Concurso de Fotografia “O Melhor da Bairrada”, uma estreia, que aconteceu no âmbito do evento “Bairrada Vinhos e Sabores”, que decorre até 10 de setembro.

Vinha inspira as três melhores fotografias da região da Bairrada
3ª Classificada. «Pintor», de Edna Nunes.

As fotos foram escolhidas de acordo com os critérios estabelecidos pelo júri do concurso, orientado por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, e composto por profissionais nas áreas da fotografia, do jornalismo e das artes visuais, e estão exibidas na exposição criada para o efeito durante o “Bairrada Vinhos & Sabores 2017”.

Os artistas vencedores foram premiados com vouchers Rota da Bairrada, no valor de 500, 250 e 150 euros, para 1.º, 2.º e 3.º prémios. Os mesmos podem ser converter em estadas, provas de vinhos, experiências gastronómicas ou produtos locais, com o objetivo de conhecer a Bairrada em toda a sua plenitude.

Vinha inspira as três melhores fotografias da região da Bairrada
3ª Classificada. «Pintor», de Edna Nunes.

Participaram na primeira edição deste desafio oito amantes de fotografia, curiosamente todos da região – Anadia, Aveiro e Condeixa-a-Nova – tendo, cada um, enviado duas fotos, o que perfaz um total de 16 retratos. O concurso, aberto a profissionais e amadores de fotografia, visava captar o património cultural e natural da Bairrada, as tradições da vinha e do vinho, passando pelas iguarias do receituário regional, as artes e as suas gentes.

Comentários