“A castanha e o cogumelo são dois produtos de excelência de Vila Pouca de Aguiar”, afirmou hoje aos jornalistas Duarte Marques, vereador desta autarquia do distrito de Vila Real.

Espalhados pelo concelho existem muitos produtores de castanhas e há também muitas famílias que se dedicam à recolha de cogumelos silvestres, enquanto jovens empresários abriram, nos últimos tempos, unidades de produção destes fungos.

São dois produtos que movimentam milhões de euros na economia local e que a Câmara de Vila Pouca de Aguiar quer agora, valorizar, potenciar e rentabilizar.

Na Denominação de Origem da Padrela, que incluiu território de Vila Pouca de Aguiar, em média por ano são produzidas cerca de 10 toneladas de castanha, que rendem cerca de 30 milhões de euros.

Duarte Marques explicou que a ideia do município foi “elevar o valor” da castanha e dos cogumelos. Para o efeito foram criados os novos pastéis que se pretende se sejam “típicos” deste território, um doce feito de castanha e outro salgado, com base de cogumelos.

“É também muito importante dar símbolos e ícones para atrair pessoas à região e representar o concelho em várias situações”, salientou.

O vereador quer que estes pastéis sejam também um “primeiro passo para desenvolver novas ideias e inovações a nível da pastelaria e panificação”.

Duarte Marques explicou ainda que se pretendeu envolver a comunidade neste processo de confeção do produto e de escolha dos nomes tendo, para o efeito, decorrido uma votação que elegeu os nomes: “Doce Aguiar” e “Pastel de Aguiar”.

Carlos Carvalhais provou esta manhã o doce de castanha e aprovou, garantindo que “é delicioso”.

“É muito bom, saboroso e acho que foi uma ótima ideia, porque não há nos outros lados e há aqui na nossa zona, uma zona de castanha e de cogumelos”, salientou este cliente de uma das seis pasteleiras aderentes ao projeto.

A proprietária, Lina Tão, sublinhou que a aceitação dos clientes aos novos pastéis regionais está a ser “muito boa”.

“As pessoas mostram-se curiosas em experimentar e vêm cá de propósito para provar”, afirmou.

Duarte Marques referiu ainda que já receberam contactos da Suíça, por parte de emigrantes deste concelho, que se mostraram interessados em provar e depois talvez até vender estes produtos naquele país.

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar realizou hoje uma campanha de lançamento dos pastéis, entregando às pastelarias aderentes os certificados de produtores e vendedores destes novos produtos regionais.