São três dias para degustar alguma da melhor gastronomia portuguesa. Isto no ambiente da fortaleza de Valença, com vista sobre o rio Minho, Espanha e a sempre verde paisagem minhota.

Os pratos e tapas apresentados entre 17 e 19 de abril resultam de receitas antiquíssimas, recolhidas nas antigas cozinhas fartas dos lavradores que apuraram, durante séculos, pratos com produtos locais.

Destaque para os enchidos, o presunto, o bolo do tacho, as pataniscas de lampreia, a orelha de porco, os manjares de bacalhau, o anho, o cabrito, o porco no espeto. Não esquecer o Caldo Verde de Valença, uma das “7 maravilhas gastronómicas de Portugal”. Uma mesa que se compõe também com a doçaria tradicional e os vinhos verdes de Valença.

Estes “Sabores da Aldeia” contam com um programa de animação popular com o Grupo 6tàs9, Zézé Fernandes, as arruadas de bombos e um festival folclórico com os agrupamentos valencianos.

A iniciativa completa-se com a Feira de Artesanato e Produtos Locais, no Jardim das Amoreiras, na Fortaleza, onde será possível apreciar e adquirir produtos como os vinhos de Valença, os fumeiros, a broa de milho, a doçaria tradicional, produtos do campo e artesanato local.

A Câmara Municipal de Valença em colaboração com as juntas de freguesia e associações do concelho organizam este evento.