Vai um gelado com licor de laranja, malagueta e chocolate? A sugestão é de Filipa Gomes

A cozinheira portuguesa foi desafiada a confecionar três sabores de gelados feitos a partir de licor de laranja. O resultado final foi apresentado durante um evento que teve lugar na Casa de Serralves, no Porto.
créditos: Instagram/_filipagomes_

Vai um gelado feito com licor de laranja, malagueta e chocolate? A sugestão é de Filipa Gomes
créditos: fabricedemoulin.com

Criar três sabores de gelados únicos e irrepetíveis. Foi este o desafio que a Cointreau lançou a Filipa Gomes que agarrou a oportunidade com unhas e dentes.

Fã confessa da marca de licor com aroma a laranja, a cozinheira criou três gelados capazes de conquistar muitos palatos. “Apesar de uns serem mais fortes do que outros, acho que são gelados bastante adultos e que conseguem chegar a uma grande variedade de gostos”, explica a apresentadora do programa 'Cozinha com Twist', do 24Kitchen, em entrevista ao SAPO Lifestyle durante o evento Gin Tasting Porto que teve lugar na Casa de Serralves.

Copo 3 (com café e anis), Warm up (com gengibre, canela e cravinho) e Texmex (com chocolate e malagueta) foram as três combinações criadas por Filipa Gomes especificamente para esta ocasião e que foram dadas a provar ao público no Ice Cream Bar da marca.

Questionada sobre o processo de confeção desta sobremesa, a cozinheira aponta apenas uma pequena dificuldade: o processo de congelamento.

“Eu acho que é muito fácil cozinhar com licor mas em termos de gelados existe uma dificuldade associada que é o facto de os gelados com uma base de álcool derreterem com muito mais facilidade. Mas foi fácil encontrar os sabores que eu queria conjugar e acho que os resultados ficaram ótimos”, adiantou.

Para quem gosta de se aventurar na cozinha e de usar álcool na confeção de outro tipo de pratos mas está sem ideias, Filipa Gomes deixa algumas sugestões. Para além de ser uma boa opção para flambear gambas, os licores de laranja podem ser utilizados em bolos que levem amêndoa ou até mesmo para aromatizar carnes de caça.

Apesar de as bebidas alcoólicas darem um toque especial à comida, a verdade é que cozinhar com álcool tem algumas exigências. "Se tiverem crianças em casa garantam que a maior parte do álcool evapora", advertiu Filipa Gomes.

Se não esteve no Gin Tasting Porto, não vai ter a oportunidade de provar estes gelados em particular mas fica a sugestão para arriscar em experiências gastronómicas.

Comentários