O nome do proprietário é Frederico Oliveira. Daqui surge o nome Iko, de Frederico. Portanto, “Iko’s, a casa do Iko, a ideia de um ambiente familiar e acolhedor. Um local onde todos são bem recebidos e bem-vindos, bem ao estilo africano", explicam os proprietários.
O restaurante é essencialmente especializado em comida moçambicana, oferecendo iguarias como o caril de camarão, o caril de amendoim, o frango cafreal e a matapa e outros pratos de várias províncias de Moçambique. De Angola vêm a moamba de galinha e o feijão com óleo de palma. Para acompanhar, não se esquecem as ximas, de milho ou de mandioca, e o arroz de coco. "Os pratos mais procurados são o Caril de Caranguejo proveniente de Moçambique, a Galinha à Zambeziana e o Chacutti. Ainda as nossas sobremesas, doce de Cajú e a rainha, Mucate de Coco".

Situado no centro de Lisboa e com uma decoração moderna e arejada, o Iko's tem maioritariamente clientes moçambicanos ou que estiveram em Moçambique. "Visitam-nos na esperança de reviver os maravilhosos sabores do país, dos sabores, dos cheiros, das músicas. No entanto, temos também muitos clientes que vêm pela curiosidade de algo diferente, ficando sempre deslumbrados com toda a fusão de temperos e sabores".
A muticulturalidade de Portugal também ajuda tanto na diversidade da clientela como na compra dos produtos essenciais para a confeção destes pratos. É que de tudo já se encontra neste país.
"O segredo do Iko’s restaurante é a qualidade. Apostamos em bons produtos e numa
confeção cuidada, respeitado as receitas tradicionais moçambicanas. Também valorizamos o ambiente, primando no serviço e simpatia, para que os nossos clientes tenham uma excelente experiência de degustação dos sabores de África", admitem os proprietários.

 

Iko’s restaurante – Sabores de Moçambique

R. Ângela Pinto, 4, 1900-068 Lisboa

T: 218464154

ikos.restaurante@gmail.com

 

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.