A história da Casa do Vale começa na Quinta dos Canais, uma centenária propriedade com cinco hectares localizada no lugar de Balde, em Baião, com uma impressionante vista sobre o Douro.

Otília e Jorge Cardoso, os responsáveis pela propriedade há 30 anos, perceberam que esta se tratava de uma terra fértil, com potencial para ser mais do que um simples refúgio de fim de semana. Começaram então a desenhar os primeiros projetos para rentabilizar os terrenos, fundindo-se a experiência rural de Otília, oriunda de uma família produtora de vinho do Porto, com a intenção de partilhar a riqueza da terra com o mundo.

A vontade de fazer mais e melhor levou-os a fugir ao óbvio, ou seja, a produção de vinho. Ambos apaixonados por viagens, foi no Oriente que encontraram a sua inspiração – a produção de cogumelos Shiitake, vista pelo produtor como uma espécie “todo o terreno”, já que se adapta facilmente a qualquer terroir.

Do Japão, produto de origem destes cogumelos, chega a tecnologia e conhecimento. A região duriense faz o resto. Hoje, o casal é especialista não só na produção de cogumelos Shiitake ao natural, mas também em variados subprodutos como cogumelos desidratados, farinhas e compotas gourmet, com chutneys e vinagretes.

Um dos sabores do ano 2016 repousa numa acolhedora quinta duriense

A proximidade com o lugar da Pala permite-lhes apostar na produção de laranjas. Também aqui o foco está no subproduto, onde se destacam as compotas, com fusões de sabores: Laranja da Pala com vinho do Porto, Laranja da Pala com espumante.

Uma oferta nas compotas que se estende a outras referências como a Compota de frutos vermelhos com vinho do Porto, Compota de morangos com vinho do Porto, Compota de morangos com espumante, Compota de frutos vermelhos com espumante.

Além de partilhar a região em cada produto, a Casa do Vale está de portas abertas para receber todos os amantes da gastronomia. Ao longo de todo o ano, os visitantes são convidados a fazer parte de todos os trabalhos da quinta, desde a apanha da fruta à transformação dos produtos. Estes podem depois ser adquiridos diretamente na propriedade.

Recentemente abriu o primeiro ponto de venda físico, na Rua de Tânger, no Porto (perto da Avenida da Boavista). Além da venda de todos os produtos da Casa do Vale, este espaço vai também contar com várias atividades para os consumidores, como degustações com chefes de cozinha, workshops e apresentações de novidades.

Um dos sabores do ano 2016 repousa numa acolhedora quinta duriense
Recentemente abriu o primeiro ponto de venda físico, na Rua de Tânger, no Porto (perto da Avenida da Boavista).