Trás-os-Montes - Rota temática convida à descoberta da castanha e cogumelos

Rumar à origem do fruto-rei do outono, a castanha, e “meter as mãos na terra” numa rota temática que inclui a visita a soutos centenários, é a proposta para novembro das Casas do Bairrinho, em Trás-os-Montes.

A unidade de turismo rural, em Trás-os-Montes, propõe para este outono e para adultos e crianças, a “Rota da castanha e do cogumelo silvestre”. O programa válido até final de novembro inclui um passeio de jipe, visita a soutos centenários e participação na tradicional apanha da castanha e do cogumelo silvestre (na serra de Bornes), com convívio com as gentes locais e magusto em assador tradicional.

A expedição organizada por esta unidade de turismo rural desafia os mais curiosos a explorar os cantos mais recônditos da fauna e flora transmontana para a apanha e identificação dos cogumelos (boletos, sanchas, míscaros, entre outros).

Situado em Sambade (a oito quilómetros de Alfândega da Fé), uma aldeia no coração do Nordeste transmontano, o projeto Casas do Bairrinho, composto por duas unidades de turismo rural – Casa do Largo e Casa do Bairrinho - possui o toque de tradição da terra que o acolhe. Isto sem desmerecer os retoques de modernidade.

Casas do Bairrinho

Rua do Bairrinho, nº34

279 479133 / 919500079

casasdobairrinho@gmail.com

artigo do parceiro:

Comentários