Tapeando pelas ruas de Lisboa e Porto

Já começou a terceira edição da Rota de Tapas da cerveja catalã Estrella Damm. Até 8 de junho, pode provar um petisco acompanhado por uma cerveja por apenas 3 euros, em 27 estabelecimentos em Lisboa e 16 no Porto, que se estreia nestas Rota.

No primeiro dia da terceira edição da Rota de Tapas, começámos por um Mini burguer de camarão, acompanhado por uma Estrella Damm, no Prego da Peixaria, em pleno Príncipe Real. O hambúrguer não era assim tão mini como prometia o nome e, além do mais, era delicioso, por isso resultou bem. Pouco depois, atravessávamos a rua para provar o croquete de alheira do El Tomate, com mais uma Damm. Aprovado este, seguimos para um recanto do Bairro Alto onde se esconde o Beef&Burguer, já preparado com doses maciças de mini burguers, desta vez de carne de vitela, bacon tostado e cebola roxa, e mais uma Damm. O grupo ainda ia seguir para o Tapa Bucho, para degustar o rabo de boi com cogumelos, bacon e queijo da ilha gratinado em bolo do caco e outra Damm. Mas a repórter do Sabores achou que já tinha bebido cerveja a mais para um dia de semana e acabou por se retirar. Afinal, ainda há 18 dias para passear por Lisboa, seguindo e carimbando o mapa fornecido pela organização, e experimentar as tapas de 27 locais diferentes, do Príncipe Real ao Bairro Alto e Chiado, do Cais do Sodré a Alfama.

No Porto, onde a Rota de Tapas decorre pela primeira vez, os 16 estabelecimentos aderentes concentram-se na zona da Ribeira e incluem a Casa do Carmo, Das Tripas Coração, La Scala e Café Lusitano, entre outras capelinhas conhecidas pela sua boa vida.

Alguns dos estabelecimentos aderem à Rota entre as 18h00 e as 20h00, mas muitos deles antecedem o horário para a hora do almoço ou, melhor ainda, prolongam até de madrugada. Os tapistas bem podem continuar a beber sem preocupações e a conversar alegremente pelas ruas, porque todas as informações, incluindo horários, moradas e especialidades, estão no tal mapa vermelho, imprimido em papel com gramagem suficiente para aguentar com umas gotitas de cerveja sem desbotar.

E não se esqueçam: tal como na edição anterior, a Estrella Damm vai sortear uma viagem a Barcelona para duas pessoas, incluindo uma refeição no Tickets dos irmãos Adrià, a quem mostrar pelo menos três carimbos dos estabelecimentos aderentes e uma fotografia. Tudo pode ser seguido virtualmente aqui.

Ana César Costa

artigo do parceiro:

Comentários