Chegou o verão e com ele mais uma temporada dos Encontros de Gastronomia, a nova designação dos festivais “Super Gastronómicos” que a Super Bock e a EV-Essência do Vinho têm promovido nos últimos anos, de norte a sul do país. O calendário 2015 vai conhecer um total de quatro etapas: em Lisboa, Porto, Setúbal e Guimarães.

Tascas no Cais, em Lisboa, terá honras de abertura. No Cais do Sodré, debruçado sobre o rio Tejo, o recinto do festival terá quatro restaurantes representados, com menus em que o desafio é a reinterpretação do receituário petisqueiro português, numa combinação entre degustações mais tradicionais e outras, mais contemporâneas. Será a segunda edição de TASCAS NO CAIS, de 9 a 19 de julho.

No calendário segue-se a terceira edição de Marisco no Largo, de 13 a 23 de agosto, no Largo José Afonso, em Setúbal. Os menus serão exclusivamente de marisco, apresentados por restaurantes de referência da região e onde também não faltarão as inigualáveis ostras do Sado.

Ainda em agosto, em Guimarães, de 27 até ao dia 6 de setembro, estreia-se Guimarães nas Artes. O recinto será a cosmopolita Plataforma das Artes e Criatividade, onde estarão nesses dias a funcionar em permanência um conjunto de restaurantes com degustações, em que a diversidade da cozinha minhota será atendida.

Por fim, de 3 a 13 de setembro será realizada a quarta edição de Francesinha na Baixa, o festival que os portuenses já não dispensam. Cinco das mais reconhecidas cervejarias da cidade confecionam um dos ícones da cozinha tripeira, com os necessários segredos de nobreza na seleção de ingredientes e na confeção do molho. Tal como tem acontecido ao longo das passadas edições, FRANCESINHA NA BAIXA promete ainda cativar na Praça D. João I milhares de turistas estrangeiros, que nessas datas estarão de visita ao Porto.

Nas quatro diferentes etapas desta temporada, Encontros de Gastronomia vão demonstrar a versatilidade gastronómica das cervejas artesanais Super Bock Selecção 1927 – Imperial Stout, Cascade Blond Lager, Munich Dunkel e Bavaria Weiss. O convite passará por harmonizá-las com diversas tipologias de gastronomia, diferentes receituários e formas de confeção.

De igual modo, Encontros de Gastronomia desafiará conceituados chefes de cozinha portugueses a reinterpretarem, em apresentações de cozinha ao vivo, receitas inspiradas na temática de cada festival.

Em breve serão revelados os detalhes da programação de cada festival.