Sommer

Se há restaurante capaz de nos deixar alegres e bem dispostos, é o Sommer. A luz que entra pelas grandes janelas, o ambiente descontraído, a simpatia do serviço e, sobretudo, os petiscos do chefe são capazes de transformar qualquer mau humor num grande sorriso de satisfação.

Pedro Sommer Ribeiro estudou na Escola de Hotelaria do Estoril, fez um estágio na Áustria e depois foi para Londres trabalhar durante dois anos. Lá praticou de tudo, desde cozinha oriental à italiana, passando pelo famoso rosbife britânico.

De regresso a Portugal, foi ter às cozinhas do Ritz e depois ao Bairro Alto Hotel, onde trabalhou com Henrique Sá Pessoa. Mas a vontade de se lançar por conta própria acabou por falar mais alto. Em 2008, abriu o Sommer, perto do Mercado da Ribeira, em Lisboa. A rua em questão já conta com outras boas referências, o La Moneda e o Yasmin, mas está momentaneamente bloqueada pelas obras de construção de um parque de estacionamento. Com a revitalização do Mercado da Ribeira, a transformação do antigo edifício dos CTT em condomínio e a futura instalação de grandes empresas na vizinhança, o chefe empresário mostra-se confiante.

“Temos noção que os negócios já não têm as margens de lucro de antigamente mas não podemos desanimar”, adianta Pedro. A sua visão de um restaurante ultrapassa o simples local de servir refeições. O catering, por exemplo, consegue abranger o brunch para empresas, cocktails de negócios ou jantares de família.

O Sommer aposta fortemente no catering em pequena escala, promove jantares vínicos e vai arrancar com aulas de cozinha para quem quiser aprender os seus segredos. Tudo isto sem perder a autenticidade que o caracteriza e a preços bastante mais acessíveis que alguns restaurantes da moda, a uma média de 25,00€ por pessoa.

Sem querer reduzir a sua cozinha a meia dúzia de especialidades, Pedro Sommer reconhece que alguns pratos são “best-sellers”, como o risotto à bulhão pato com camarão, a açorda de bacalhau e os lombinhos de porco preto (algumas receitas no fim do texto). Para os indecisos, o melhor é pedir o menu de degustação que o Sommer deixou ficar depois da participação no Lisboa Restaurant Week. É uma sequência de pequenas delícias carinhosamente tratadas por petit sommers.

 

Sommer

Rua da Moeda, 1-K 1200-275 Lisboa

Tel.: 213 905 558

e-mail: reservas@sommer.pt

 

Ana César Costa

artigo do parceiro:

Comentários