Santarém: Festival de Gastronomia casa com Salão do Vinho

O mais conhecido festival gastronómico do país regressa à Casa do Campino entre 17 de outubro e 2 de novembro.

“Descubra Santarém enquanto prova Portugal” é o lema da edição de 2014 do Festival Nacional de Gastronomia, que faz uma aproximação à cidade anfitriã promovendo as visitas aos seus monumentos e elegendo o dia 30 de outubro como o dia de Santarém, com exposição de produtos e provas de vinho escalabitanos.

Como habitualmente, a área das cavalariças vão dar lugar a 12 tasquinhas, que irão ter disponíveis petiscos doces e salgados típicos de Bragança, Vila Real, Boticas, Peniche, Gouveia, Coimbra, Portalegre, Évora, Faro, Açores e Madeira, representados por restaurantes selecionados pelas respetivas entidades de turismo. Espaços de showcooking, provas de produtos, tertúlias sobre Gastronomias Mediterrânicas e um provas didáticas para crianças, aos sábados e domingos, completam o programa.

Entre as novidades, destaque para o 1º Salão Nacional do Vinho, com um conjunto de conferências no Salão Nobre da Casa do Campino. “O objetivo destas conferências é debater de forma informal temas ligados à gastronomia. Há um moderador e um conjunto de figuras de diversas áreas que darão o seu testemunho. Por exemplo, no ano em que se comemoram 40 anos sobre a Revolução dos Cravos, vamos saber o que se comia na altura”, explica Luis Farinha, da empresa Viver Santarém.

Outra estreia é um espaço associado ao Gin e uma exposição de produtos agroalimentares como enchidos, queijos e ervas aromáticas, entre outros.

Horário do Festival

De segunda a sexta: das 12h00 às 16h00 e das 19h00 às 24h00
Sábados, domingos e feriados: das 12h00 às 24h00
Dia 2 de novembro: das 12h00 às 20h00

Preçário

Bilhete: €2,00; Caderneta (10 ingressos):€15,00.

Nos dias 20 e 27 de outubro (segundas-feiras), as entradas são livres durante a hora de almoço.

Comentários