Saladas de massa, um novo hábito alimentar para o Verão

É possível misturar ingredientes saudáveis, nutritivos e pouco calóricos, numa refeição fresca e colorida. A Milaneza acaba de lançar dois produtos de massa especial saladas e convidou o chefe Augusto Gemelli para mostrar como se faz.

Apesar de as saladas de massa não terem grande tradição gastronómica em Portugal, constituem uma boa opção para uma refeição prática, rápida de preparar e bastante completa. As vantagens são evidentes: juntam q.b. de hidratos de carbono, permitindo uma sensação de saciedade que uma salada de apenas vegetais não garantiria; combinam bem com quase tudo e são do agrado de miúdos e graúdos. Além disso, podem ser consumidas quentes, mornas ou frias, até porque a quantidade de fibra aumenta com o arrefecimento.Milaneza

Para Augusto Gemelli, chefe de cozinha italiano a viver em Portugal há duas décadas, as saladas de massa são “um conceito tardio e não um prato tradicional, mas que surge sempre no contexto familiar”. É fácil perceber porquê: “junta-se legumes, uma fonte proteíca e um fio de azeite e está feita a salada. É um prato muito criativo, a massa não precisa de ser branca”, acrescenta o profissional.

A considerar na confeção de saladas, pesa a cozedura ‘al dente’ e a ligação com o molho, explica Gemelli.

As dicas do chefe para fazer saladas de massa são as seguintes:

- 1 litro de água para 100 gramas de massa, 10 gramas de sal;

- Para saladas mornas, cozer no menor tempo indicado; escorrer, juntar azeite e adicionar os ingredientes;

- Para saladas frias, cozer 2 a 3 minutos menos que o recomendado; deixar arrefecer numa travessa larga, ao ar, 15 a 20 minutos, antes de adicionar os ingredientes.

Os Laços Bicolor (com beterraba e abóbora) e as Conchas Integrais (ricas em fibra) são as duas novas massas da Milaneza, marca nacional que comemora 80 anos em 2013. Milaneza

Veja as receitas que Augusto Gemelli criou para a Milaneza:

Salada de massa laços bicolor com lulas crocantes, curgete marinada, milho e azeite de agrião

 

Salada morna de búzios integrais, creme de mascarpone, presunto estaladiço, tomate seco e rúcula

artigo do parceiro:

Comentários