Sabores peruanos inspiram nova carta

No Parque das Nações, em Lisboa, o restaurante Nova Peixaria recorreu à experiência da chef Valeria Olivari para criar uma ementa surpreendentemente deliciosa

O restaurante Nova Peixaria, situado no Parque das Nações, em Lisboa, propõe para este verão uma nova carta pop up peruana, assinada pela chef Valeria Olivari. Com o mote «Uma forma diferente de comer peixe», o novo menu de autor é inspirado num dos mais emblemáticos pratos tradicionais peruanos, o ceviche, o ponto de partida para uma viagem ao melhor dos ingredientes, dos sabores, das texturas e das técnicas da gastronomia deste país sul-americano. Nas entradas, o destaque vai para as empanadas de peixe e marisco, a sopa fria leite de tigre e as tiras de polvo, salmão e peixe branco cru com molho de malaguetas.

Nos pratos principais, os apreciadores de peixe podem deliciar-se com o tradicional ceviche de peixe branco da época em sumo de lima, provar o ceviche da Nova Peixaria com camarão, polvo e peixe branco em sumo de lima ou ainda optar pelos sabores únicos do quinoto de marisco e de bacalhau com grelos. Para sobremesa, a chef propõe um cheesecake de banana com ganache de chocolate e sorvete de morango, um flute cool de frutos silvestres, gelado de baunilha, suspiro e amêndoas torradas e o imperdível suspiro limeño com doce de ovos, vinho do Porto e merengue.

«Para acompanhar, não há nada melhor que um chica morada, um chá caseiro peruano e o Pisco Sour, cocktail típico peruano à base de lima», sugere o restaurante em comunicado. «Para nós que trabalhamos conceitos de peixe, acaba por ser uma derivação natural e queremos sempre através deste formato pop up dar a conhecer outras formas de se comer peixe, outras culturas e outros países. A Valeria cruzou-se na nossa pesquisa sobre ceviches na sua forma mais tradicional, a peruana, e temos a certeza que vai ser uma relação duradoura e de sucesso», afirma o empresário Pedro Fonseca.

«Todas estas iguarias são reflexo da experiência e vivências de cozinha internacional da chef Valeria, ela própria de origem peruana, que lhe conferiram dos conhecimentos necessários para a cozinha de autor de fusão, através da adaptação de sabores e ingredientes próprios de cada país», pode ler-se ainda no documento. Aberto em maio de 2014, o Nova Peixaria faz parte da mesma cadeia que o restaurante de sushi, Arigato. Em abril de 2015, o grupo inaugurou a Nova Peixaria no centro comercial Alegro Alfragide, «estando previstas novas aberturas ainda para este ano», informa a empresa.

artigo do parceiro:

Comentários