“Sabores de Azeméis” - Um concurso gastronómico com apetecíveis prémios

Até 9 de outubro estão abertas as inscrições para um concurso gastronómico que irá premiar cozinheiros amadores e restaurantes. A iniciativa “Sabores de Azeméis” visa salvaguardar e dinamizar o receituário do concelho de Oliveira de Azeméis. Os prémios chegam aos 2.500 euros.

Concurso Cozinheiros Amadores

Aberto ao público em geral, amante da cozinha e pastelaria, e com mais de 18 anos, a vertente “Receitas” permite a quem formalize a sua inscrição até 9 de Outubro a apresentação no máximo de quatro receitas (uma receita por categoria), que se enquadrem na cozinha local tradicional ou de inspiração regional e livre. Disponíveis para concurso estão cinco categorias - Entradas e Sopas; Peixes ou Mariscos; Carnes ou Caça; Sobremesas e ainda Petiscos e Saladas.

A receita vencedora será a que reunir a melhor classificação obtida independentemente da categoria em que participa, sendo premiadas as três melhores com 2.500,00 euros, sendo 1000,00 euros monetários e o restante em produtos (1º lugar), 1500,00 euros, sendo 500,00 euros monetários e o restante em produtos (2º lugar) e 800,00 euros, sendo 250,00 euros monetários e o restante em produtos (3º lugar) respetivamente.

Concurso Restaurantes

A vertente “restaurantes” está aberta à participação de todos os restaurantes do concelho de Oliveira de Azeméis sendo apenas consideradas as primeiras 30 inscrições até 9 de Outubro de espaços que se apresentem como a) Restaurante Gastronómico/Fine Dining (Inserido ou não num hotel de 4 estrelas; cozinha e serviço sofisticado, com produtos designados de alta gama); b) Restaurante Informal/Casual – Restauração moderna com cozinha e serviço contemporâneo); ou c) Restaurante Tradicional/Típico.

Baseada também na apresentação de receituário que utilize produtos locais, os restaurantes que apresentam a sua inscrição deverão apresentar duas receitas, uma por cada categoria disponível a concurso (“Prato Principal” e “Entrada ou Sobremesa”). Na primeira categoria (Prato Principal), os espaços candidatos deverão obrigatoriamente recorrer à utilização de produtos da região: arroz carolino, lacticínios, farinha, entre outros. Na segunda categoria (Entrada ou Sobremesa), a utilização criativa do ingrediente obrigatório – Pão de Ul – será fator de diferenciação e avaliação.

De acordo com a pontuação atingida e categoria em que estão inscritos serão atribuídos aos restaurantes participantes os seguintes prémios - Diploma de Ouro; Diploma de Prata, Diploma de Bronze; Diploma de Participação e ainda o Diploma de Melhor Promoção/Comunicação. Todos os Restaurantes participantes irão ainda integrar o Guia de Restaurantes “Sabores de Azeméis”.

A liderar o júri estará o chefe Cordeiro sendo acompanhado por José Borralho (Presidente da APTECE); Olívia Rocha (vencedora da 2ª edição da Mesa dos Portugueses); mestre Lindolfo Ribeiro (referência da gastronomia local e detentor do Restaurante “Lindolfo Ribeiro” no concelho de O. Azeméis), e ainda pela Ana Soeiro (Qualifica – Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses).

Inscrições em www.cm-oaz.pt ou por carta para “Sabores de Azeméis – Concurso de Receitas”, Rua Diogo do Couto, 1, 6º Frente, 1100-194 Lisboa.

artigo do parceiro:

Comentários