Rota de Tapas: Está aberta a época oficial de caça ao petisco em Lisboa

Até 4 de junho picar em Lisboa é sinónimo de Rota de Tapas. A iniciativa que junta 29 restaurantes na capital mantém o formato a que nos habituou nas últimas oito edições, 1 tapa mais uma cerveja Estrella Damm por 3,00 euros. Para não cansar entre deslocações há terminais de tuk tuk disponíveis.

O princípio base desta Rota de Tapas é muito simples. Munidos de um mapa com a localização de todos os estabelecimentos aderentes em Lisboa, num eixo que vai do Cais do Sodré até à Rua do Salitre, somos convidados a provar, um-a-um, o petisco selecionado em cada restaurante.

No mesmo mapa vamos colecionando carimbos, um por estabelecimento. Com três estrelinhas carimbadas no nosso boletim habilitamo-nos a ganhar uma viagem a Barcelona para duas pessoas. A volta catalã não pode deixar de incluir um jantar num restaurante gourmet de tapas.

Acresce que uma fotografia inspirada pela tapa preferida e publicada e partilhada no Facebook (ou no Instagram, com a hashtag #rotadetapas), também pode valer uma viagem à capital catalã.

Argumentos não vão faltar para bons enquadramentos. Citando, apenas, alguns dos acepipes à prova, destaque para a Espetadinha de churrasco de picanha, croquete de arroz, croquete de feijoada e a mandioca palha (Bossa); ou a Isca de bacalhau e cerveja com puré de agrião selvagem (O Reserva); o Pão de coentros com alho, clara de ovo e abacate (Lisboa 33); o Preguinho com cogumelos salteados e molho Roquefort (Os Bons Malandros); a Pá de porco assada a baixa temperatura com molho de barbecue Damm em pão bijou (Tapa Bucho). Isto só para referir algumas entre as quase três dezenas de petiscos à prova. Como não queremos ferir suscetibilidades encontra, aqui listadas, uma a uma todas as propostas.

rota de tapas

Em Lisboa, para ajudar nas deslocações entre as paragens da rota, a Estrella Damm volta a assegurar os já habituais Tuk Tuk. Por exemplo, um grupo de seis amigos, com um carimbo no mapa da Rota de Tapas Estrella Damm, pode apanhar boleia para o bairro seguinte num dos três terminais (Cais do Sodré, Rua Garrett, Miradouro São Pedro de Alcântara), de quinta a sábado entre as 19h00 e as 23h00.

A Rota de Tapas teve início em 2013, apenas em Lisboa e ao longo dos anos foi alargando território a norte do país, atendendo à crescente adesão por parte dos portugueses. Este ano a Rota de Tapas chega a Faro, juntando-se às cidades de Lisboa, Porto e Braga. No total já são mais cem restaurantes de norte a sul do país, onde se pode viver esta experiência de tapear com Estrella Damm.

As cervejas Estrella Damm pertencem ao grupo cervejeiro Damm que nasceu em Barcelona em 1876. Onze gerações de mestres cervejeiros depois, o fabrico de Damm continua a fazer-se com ingredientes 100% naturais, conservando a sua levedura desde a sua origem.

Estrella Damm é uma cerveja lager, do estilo pilsener. A fábrica catalã produz 500 milhões de litros de cerveja anualmente. A Damm é distribuída em Portugal pela Sumol + Compal desde 2012.

artigo do parceiro:

Comentários