Ribatejo à mesa no Terraço Tivoli Lisboa

No âmbito do projeto “Portugal de Norte a Sul”, o restaurante Terraço dá a conhecer o melhor da gastronomia nacional, desta vez do Ribatejo.

De 16 a 26 de setembro, o restaurante Taberna Ó Balcão, que já conquistou lugar de destaque na gastronomia de Santarém, marca presença no Terraço com a cozinha tradicional ribatejana do chef Rodrigo Castelo.

Entre inúmeras iguarias, destaque para Lombos de fataça com arroz de berbigão, Rabo de toiro com puré de favas e Sopa de peixe do rio com ovas, sem esquecer os Torricados de bacalhau.

Respeito pelo produto local e sazonal, com criatividade e sinceridade são as regras da cozinha do chef Rodrigo Castelo que traz ao Terraço os sabores do Ribatejo, numa mistura entre o campo e o rio, tirando o melhor de cada um e juntando-os de forma inesperada em pratos como o Tornedó de touro com lagostins do rio ou o Gelado de melão com pimento e sementes de abóbora em crocante.

A acompanhar estarão os vinhos da Região Demarcada do Tejo, representada pela Adega Cooperativa do Cartaxo.

Nesta semana, a Taberna Ó Balcão reinventa no Terraço as suas memórias da gastronomia tradicional portuguesa, num contexto contemporâneo. O projeto gastronómico Portugal Norte a Sul apresenta aqui a sua 5ª edição de cozinha regional portuguesa, depois do Porto, com o restaurante Casa Inês; o Alentejo, com o Tomba Lombos; o Algarve, com o restaurante Noélia e Jerónimo; e ainda, Trás-os-Montes, com o Solar Bragançano.

EMENTA RESTAURANTE TABERNA Ó BALCÃO NO TERRAÇO

COUVERT
Croquetes de rabo de toiro
Mini Torricados de bacalhau

ENTRADAS
Escabeche de coelho
Picadinho de fataça
Salada de galo do campo
Codorniz com redução de abafado
Sopa de peixe do rio com ovas

CARNE
Rabo de toiro com puré de favas e hortelã
Lombeta de novilho
Tornedó de touro com lagostins do rio

PEIXE
Lombos de fataça com arroz de berbigão
Caldeirada de enguias
Massa à barrão
Lúcio-perca com puré trufado

SOBREMESAS
Celeste em tarte
Gelado de melão com pimento e sementes
de abóbora em crocante
Arrepiados

MIGNARDISES COM CAFÉ
Mini pampilhos

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários