A final do concurso foi disputada em Lisboa, na Academia dos Sabores, com a presença dos restaurantes de Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Vila Real e Viseu e dos Açores. O júri foi constituído por dois chefes das Equipas Olímpicas de Culinária e um chefe da Unilever Food Solutions (UFS), entidade que promoveu o concurso.

Em primeiro lugar ficou o restaurante Castas e Pratos, de Peso da Régua, com um risotto de carabineiros e horta do chefe. A segunda posição no concurso “Melhor Arroz de Portugal” foi conquistada pelo Restaurante Convés, de Ponta Delgada com o prato risotto de cracas com espuma do mar e a terceira posição foi ocupada pelo Snack Onda-Bar, de Setúbal, que preparou um arroz à pescador com marisco.

Esta foi a terceira edição do concurso que contou com a participação de 1945 restaurantes, cerca do dobro dos que concorreram na primeira edição, em 2013, e mais 500 do que em 2014.

Numa primeira fase, os consumidores votaram nos 1945 participantes através da página de Facebook do evento, sendo apurado o restaurante mais popular por distrito e região autónoma, num total de 20, que disputaram as semifinais durante a semana passada.

O número de votantes únicos chegou a 39.700 e, por cada voto, a UFS doou cem gramas de arroz à Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, que o distribuirá por IPSSs. No total, em 2015 serão doadas quatro toneladas de arroz.