Real Companhia Velha lança um Touriga Nacional de luxo

Depois de lançar novas colheitas dos quatro vinhos que envergam a marca Quinta dos Aciprestes, a Real Companhia Velha vê a hora de pôr à venda uma novidade “de luxo”: o Quinta dos Aciprestes Touriga Nacional Talhão 14 Grande Reserva tinto 2013. Esta é a primeira edição de um vinho cuja produção é exclusiva a 884 garrafas.

A limitação de garrafas deste lançamento da Real Companhia Velha explica-se pelo facto de ser um monocasta proveniente de uma única parcela de Touriga Nacional, internamente denominada como Talhão 14 e com pouco menos de um hectare. Em pouca quantidade, mas de excelente qualidade. Uma parcela única onde Real Companhia Velha identificou diferentes níveis de vigor, os quais permitiram uma seleção mais rigorosa de sub-talhões, proporcionando assim um grande Touriga Nacional.

O Quinta dos Aciprestes Touriga Nacional Talhão 14 Grande Reserva tinto 2013 é um vinho elegante e de carácter clássico de uma casta nobre em solo duriense. O nariz revela notas muito intensas de frutos vermelhos e cítricos, complexadas com nuances achocolatadas e sugestões de baunilha provenientes do estágio em barrica. Na boca revela-se muito fino e elegante, com sabores frutados, numa estrutura poderosa e concentrada; o final é longo e persistente. Ideal para acompanhar carnes de caça e o tradicional cabrito.

Antes de chegar à garrafa, este vinho passou por um processo de fermentação e maceração a decorrer em lagares de inox com controle de temperatura. Apenas 30% do vinho fez estágio em barricas, novas e de carvalho Francês por um período de 12 meses.

Facilmente identificável pelos seus ciprestes e pelos vinhedos de montanha dispostos na vertical, a Quinta dos Aciprestes destaca-se pela sua ausência dos tradicionais socalcos, fruto dos recentes trabalhos de reconversão das vinhas ao longo dos mais de dois quilómetros da sua extensão.

Este Quinta dos Aciprestes Touriga Nacional Talhão 14 Grande Reserva tinto 2013 (DOC Douro) chega ao consumidor com um preço aconselhado de 65,00 euros.

artigo do parceiro:

Comentários