«O jantar do ano», nome do evento promovido pela organização sem fins lucrativos Let’s Help no Convento do Beato em Lisboa, foi confecionado a oito mãos. Justa Nobre, Kiko, Vítor Sobral e Luís Barradas foram os quatro chefs confecionados pela organização para surpreender as cerca de 400 pessoas que aderiram ao apelo dos promotores do evento. «Queremos que este se torne mesmo no jantar do ano e, por isso, não olhámos a meios para conseguir os melhores chefs e as melhores marcas», justificou o apresentador antes do início da abertura dos stands dos cozinheiros.

A refeição desta primeira edição iniciou-se com um aveludado de cenoura, servido pela Casa da Pimenteira, parceiro também responsável pelas quatro saladas e pelas sobremesas à disposição dos convivas. Depois, foram abertas as estações dos chefs. A de Vítor Sobral serviu lombo de bacalhau da Noruega no forno com puré de grão e creme de salsa, para acompanhar com vinho branco Monte Mayor 2014. O chef Kiko apostou num rosbife de novilho com farofa de chouriço e maionese de kimche, para saborear com vinho tinto Caiado 2014.

Justa Nobre optou por «bochechas de porco com uma leve camada de espinafres, castanhas e batata assada», como lhes chamou, servidas com vinho tinto Monte Mayor Reserva 2013. Menos tradicional foi Luís Barradas, que preparou niguiris de salmão da Noruega marinado com maçã e coentros, niguiris de bacalhau com chips de alho, flor de sal e coentros, uramakis de salmão com diospiro e pepino e hosomakis de salmão com cebolinho, degustados com vinho rosé Caiado 2014. Para sobremesa, além de bolo de chocolate, houve merengues, crumble de maçã, charcada de ovos, fruta tropical laminada e miniaturas de nata do Hotel Palácio Estoril.

Promovido com o apoio da Adega Mayor, empresa vitivinícola do Grupo Nabeiro, o evento pretende financiar projetos sociais, a divulgar oportunamente na página de Facebook da iniciativa. «Aquilo que nasce de uma ideia pequena foi catapultado para uma coisa grande. Podemos estender a nossa ação e criar valor para além do que fazemos no nosso dia a dia nas nossas empresas», defende Rita Nabeiro, diretora-geral da companhia.

Texto: Luis Batista Gonçalves