A Feira do Douro, organizada pelos "Douro Boys", vai ter lugar na Quinta do Vallado, distrito de Vila Real, local onde será instalado um mercado que pretende mostrar o melhor que há neste território, como os vinhos, mas também os azeites, pão, mel, compotas, queijos, enchidos ou legumes das hortas locais.

“O nosso objetivo é promover o Douro e a excelência do Douro no seu todo”, afirmou hoje à agência Lusa Francisco Ferreira, um dos responsáveis pela propriedade, que integra a associação "Douro Boys".

Este projeto une cinco produtores de vinho do Douro e, para além da Quinta do Vallado, junta ainda a Quinta do Crasto, a Quinta Vale Meão, Quinta Vale Dona Maria e Nieeport.

Através desta associação, os produtores coordenam esforços, partilham conhecimentos e cooperam na promoção conjunta dos seus vinhos e da região do Douro.

Para esta primeira edição da feira, a organização convidou cerca de 20 produtores de todo o tipo de produtos regionais durienses.

E como o certame decorre em período de vindimas, será ainda possível, segundo Francisco Ferreira, “sentir” esta que é a maior festa da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo. Os visitantes poderão observar os trabalhos na vinha ou na adega.

“Esta será uma ótima oportunidade para dar a conhecer a região e seus produtos”, salientou o responsável.

O objetivo dos "Douro Boys" é realizar esta feira anualmente em plena época de vindimas, a cada ano numa quinta diferente das que fazem parte deste grupo de produtores.

Implantada nas encostas do rio Corgo, junto ao Peso da Régua, a Quinta do Vallado pertenceu a Dona Antónia Adelaide Ferreira, que viveu no século XIX e historicamente ficou conhecida como a "Ferreirinha", empresária que dedicou a sua vida à cultura da vinha e à produção de vinho, no Douro.

A quinta tem-se mantido na família Ferreira até hoje, indo já na sua sexta geração.