Prémios - Cidade do Porto considerada “Destino Gastronómico do Ano”

Nos prémios “Os Melhores do Ano” da revista WINE, a cidade do Porto foi eleita “Destino Gastronómico do Ano 2013”. A redação da publicação elogia o cosmopolitismo da cidade, realça o crescente número de turistas, muito interessados em descobrir o produto “gastronomia e vinhos”, e nota o aumento da oferta enogastronómica.

“Muito provavelmente, nunca como hoje a cidade do Porto esteve tão cosmopolita. Sem perder o enorme carácter que possui, o Porto ajuda a ditar tendências no contexto nacional, preserva um sentido muito próprio do que é ser português, continua como bandeira de toda uma região que reclama dar bem mais do que aquilo que recebe do país”, refere a publicação.

“Os mais recentes dados disponíveis, até outubro de 2013, indicavam 2,24 milhões de dormidas no Porto e Norte de Portugal, um aumento de 14,5% face a período homólogo de 2012. A procura de informação nos postos de turismo da cidade cresceu 15,6%, totalizando mais de 300 mil pessoas”, lembra a WINE, para logo acrescentar: “As ações ligadas à gastronomia e ao vinho ocupam a segunda e terceira posições do conjunto de atividades que a maioria dos visitantes está interessada em experienciar na cidade. A oferta tem crescido e melhorado. Aos restaurantes tradicionais, que se mantêm bem vivos e de reconhecimento impoluto, novos espaços têm sido inaugurados na cidade, de restaurantes de cozinha de autor a wine bars, de lojas com produtos gourmet a tascas de inspiração antiga mas serviço atual”.

Entre os premiados pela revista WINE está Paul Symington, “Personalidade do Ano”, uma eleição justificada devido aos fortes investimentos que a família Symington, o principal grupo de Vinho do Porto, realizou no último ano, em que também apresentou um conjunto memorável de Portos Vintage.

José Quitério foi eleito “Personalidade do Ano na Gastronomia”. Numa rara aparição pública, para receber a distinção, o crítico gastronómico do semanário “Expresso” foi elogiado pelo papel percursor na crítica regular de restaurantes na imprensa portuguesa, tendo sido também sublinhado enquanto autor de livros, protagonista de convicções fortes, pesquisador e defensor da cozinha tradicional portuguesa.

Pela primeira vez, a WINE decidiu distinguir a “Personalidade do Ano no Brasil”, tendo a escolha recaído em Manuel Chicau, da distribuidora “Adega Alentejana”. Natural do Alentejo, emigrou para o Brasil e conseguiu criar uma das mais destacadas importadoras de vinhos naquele mercado. Sediada em São Paulo, a “Adega Alentejana” já opera um pouco por todo o Brasil e representa algumas das mais emblemáticas marcas de vinhos portugueses.

Os restantes premiados pela revista WINE foram:

- Quinta do Noval Nacional Vintage 2011 (“Vinho do Ano”, Vinho do Porto);

- Barbeito (“Produtor do Ano”, Vinho Madeira);

- Muxagat (“Produtor Revelação do Ano”, Douro);

- Francisco Albuquerque (“Enólogo do Ano”, Madeira Wine Company);

- Pedro Carnaz (“Sommelier do Ano”, Hotel Ritz Lisboa);

- Vitor Matos (“Chefe de Cozinha do Ano”, Largo do Paço – Casa da Calçada, Amarante);

- Il Gallo d’Oro (“Restaurante Gastronómico do Ano”, hotel The Cliff Bay, Funchal);

- DOP (“Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos”, Porto).

A cerimónia de anúncio e entrega de prémios “Os Melhores do Ano 2013” decorreu a 31 de Janeiro, no espaço BH Foz, no Porto, perante duas centenas de convidados.

Foto: Turismo do Porto

artigo do parceiro:

Comentários