Porto: Piza napolitana com ouro vai casar com o nosso Vinho do Porto

A 10 de setembro, os participantes da “Sunset Party”, no Porto, vão ser convidados a harmonizar Vinho do Porto com pizas napolitanas, uma delas com ouro entre os ingredientes. Uma iniciativa inserida nas comemorações do Port Wine Day.

As propostas de harmonização resultam de uma iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) com António Mezzero, o napolitano que dá vida e alma à Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos. A 10 de setembro, entre as 17h00 e as 22h00 e no âmbito do Porto Wine Day, juntam-se dois produtos tradicionais reconhecidos mundialmente, o Vinho do Porto e a piza Napolitana.

O casamento entre vinho e piza que decorrerá no Jardim das Oliveiras parte de uma harmonização a cargo do gastrónomo Bento Amaral. Isto com o objetivo de indicar um tipo de Vinho do Porto específico para cada piza.

“Apesar de improvável, uma associação surpreendentemente agradável. A piza tem uma intensidade aromática grande e precisa de um vinho que tenha a capacidade de a ombrear e o Vinho do Porto faz isso na perfeição, também por o seu álcool contrastar com a untuosidade da piza”, refere o também Diretor dos Serviços de Certificação do IVDP.

Pizas que têm nome: “Passione”, “Arte” e “Qualità”, de acordo com a atitude e a própria assinatura de António Mezzero que preparou três receitas de inspirações diferentes, todas combinam ingredientes selecionados e duas têm na sua finalização elementos nobres como o ouro e o próprio Vinho do Porto.

artigo do parceiro:

Comentários