As propostas de harmonização resultam de uma iniciativa do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) com António Mezzero, o napolitano que dá vida e alma à Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos. A 10 de setembro, entre as 17h00 e as 22h00 e no âmbito do Porto Wine Day, juntam-se dois produtos tradicionais reconhecidos mundialmente, o Vinho do Porto e a piza Napolitana.

O casamento entre vinho e piza que decorrerá no Jardim das Oliveiras parte de uma harmonização a cargo do gastrónomo Bento Amaral. Isto com o objetivo de indicar um tipo de Vinho do Porto específico para cada piza.

“Apesar de improvável, uma associação surpreendentemente agradável. A piza tem uma intensidade aromática grande e precisa de um vinho que tenha a capacidade de a ombrear e o Vinho do Porto faz isso na perfeição, também por o seu álcool contrastar com a untuosidade da piza”, refere o também Diretor dos Serviços de Certificação do IVDP.

Pizas que têm nome: “Passione”, “Arte” e “Qualità”, de acordo com a atitude e a própria assinatura de António Mezzero que preparou três receitas de inspirações diferentes, todas combinam ingredientes selecionados e duas têm na sua finalização elementos nobres como o ouro e o próprio Vinho do Porto.