Porto - Essência do Vinho com néctares memoráveis e a cozinha de chefes Michelin

Um Moscatel com mais de um século ou um dos Vintage mais célebres da história do Vinho do Porto, que obteve uns impressionantes cem pontos na “bíblia do vinho”. São apenas dois dos mais de três mil pretextos de visita à 12ª edição do Essência do Vinho – Porto, entre 26 de fevereiro a 1 de março, no Palácio da Bolsa.

“A principal experiência do vinho em Portugal” apresenta em 2015 um número recorde de marcas representadas, ultrapassando as 350, portuguesas e internacionais. Regista ainda um total de mais de três milhares de vinhos em prova livre, aos quais se juntam verdadeiras raridades em degustação nas provas comentadas por especialistas.

Entre os destaques dessa programação, a prova “Moscatéis de Sonho”. Rui Falcão, crítico de vinhos da revista WINE - A Essência do Vinho, reúne alguns dos mais exclusivos moscatéis portugueses, incluindo aquele que recentemente foi considerado o “Vinho do Ano 2014” para a WINE, o JMF Moscatel Superior 1911.

No ano em que celebra o bicentenário, a Fonseca Guimaraens apresenta numa única prova sete Porto Vintage memoráveis (de 1970 a 2011), incluindo o 1994 – um dos mais célebres da história do Vinho do Porto, cem pontos na “bíblia dos vinhos”, a norte-americana Wine Spectator.

Entre as provas que prometem surpreender, uma resgata do tempo “Grandes Clássicos do Alentejo”, a que revela “Grandes Tintos do Douro”, uma vertical de várias colheitas da Quinta da Leda (Douro Superior) ou ainda a que juntará dois dos mais emblemáticos produtores de Vinho Madeira, Barbeito e Henriques & Henriques.

Estrelas Michelin…e música clássica

O Essência do Vinho - Porto desafia quatro chefes de cozinha estrela Michelin a harmonizar propostas gastronómicas com diferentes vinhos. João Rodrigues (Feitoria, Altis Belém, Lisboa) tem a responsabilidade de contribuir para o lançamento de um novo projeto de vinhos do Douro com rótulo próprio, da família Vasques de Carvalho. Pedro Lemos (restaurante Pedro Lemos, Porto) vai casar degustações com os vinhos do Dão da Quinta dos Carvalhais, Ricardo Costa (The Yeatman, V.N. de Gaia) prepara combinações para os vinhos do projeto Vadio, da Bairrada (“Produtor Revelação do Ano 2014” para a revista WINE) e, por fim, Vitor Matos (Largo do Paço, Casa da Calçada, Amarante) alia-se a vinhos DOC Douro e a Portos da Burmester.

Mas, os duetos não se ficam por aqui. Numa prova comentada, que será também um concerto, o jornalista Luís Costa (editor da WINE) propõe e comenta vinhos que serão intercalados por “seis andamentos” de música clássica de compositores célebres, ao violino de Tomás Costa.

Na próxima página saiba como obter atrativos descontos na entrada deste evento

Comentários