A 10 de setembro comemora-se oficialmente o Dia do Vinho do Porto. O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) alargou a iniciativa aos dez dias que antecedem a comemoração, chamou ao programa “Port Wine day”e envolveu produtores e enólogos, caves, restaurantes e bares locais, comboio histórico e barcos rabelos, convidados internacionais e o público geral. Uma agenda que, este ano, conta ainda com uma prova de Vinho do Porto em Nova Iorque.

A data assinala a instituição da primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada em 1756, através da criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. O IVDP homenageia anualmente a Região Demarcada do Douro, agora com contornos alargados e inspiração nos percursos do próprio Vinho do Porto.

O Port Wine day estende-se entre o Douro, o Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos com rotas de restaurantes e bares que, a partir de dia 1, apresentam harmonizações com Vinho do Porto.

Porto: Dia do Vinho do Porto é festa para durar 240 horas
créditos: Mafalda Capela

Já no domingo, dia 10 de manhã, realiza-se a masterclass “A Flight of the Sixties”, no Hotel Six Senses Douro, em que serão provados Vinhos do Porto da década de 1960, a apresentar pelos enólogos das respetivas Casas. Depois, o regresso ao Porto faz-se no comboio histórico The Presidential. Ao principio da tarde, é a Regata de Barcos Rabelos, a que se pode assistir das margens do Porto e de Gaia e as comemorações têm o seu ponto alto na Sunset Party, no Jardim das Oliveiras, entre as 17h00 e as 22h00, terminando o dia num evento aberto ao público.

Entretanto, a 6 de setembro, uma prova de Vinho do Porto terá lugar no The Lofts at Prince, no Soho de Nova Iorque, uma iniciativa que resulta da parceira com a AGAVI, com um programa mais alargado que inclui um showcooking. Os Estados Unidos da América são um mercado em expansão para o Vinho do Porto.  Em 2016, foram exportadas para os EUA 408 mil caixas de DOP Porto, num valor total que ascende aos 34 milhões de euros. A evolução das exportações para este mercado tem sido, em geral, positiva desde 2009. Entre 2010 e 2016, as vendas para os EUA cresceram em volume de negócios e em preço médio. No ano passado, foram 54 as empresas que exportaram para este mercado.