Este Pão do Mar, desenvolvido na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Politécnico de Leiria) em parceria com um grupo da restauração e cafetaria, destaca-se por na sua composição integrar farinha de bivalves, apresentar baixo teor de gordura, não ter qualquer adição de sal e, adicionalmente, ser uma fonte de ácidos gordos ómega 3.

«À semelhança do Pão D’algas, o Pão do Mar mantém todas as características organoléticas que o consumidor, em geral, exige. Os produtos são alternativas saudáveis ao pão tradicional, com benefícios importantes para a saúde, nomeadamente a nível cardiovascular, bem como para colmatar a carência de iodo patente na alimentação dos portugueses”, salienta Susana Mendes, coordenadora da equipa de investigação do Instituto Politécnico de Leiria .

O Pão do Mar vai estar disponível nas padarias do grupo Calé, em Caldas da Rainha e Peniche, no primeiro trimestre do próximo ano. A expansão para outras localidade está a ser estudada.

Já antes o Instituto Politécnico de Leiria apresentou aos consumidores outros produtos inovadores, nomeadamente um Gelado artesanal de algas e kefir (adequado inclusivamente para intolerantes à lactose), Azeite para saladas aromatizado (com manjericão, limão e algas; e com gengibre, funcho e algas), Paté de lapa com medronho, Hambúrguer de pescado (salmão, cavala, tintureira, pescada), Almôndega de cavala e ainda o Nautilus, o “gin do mar”, obtido a partir de produtos naturais, e aromatizado com algas marinhas.