Aproxima-se a hora do jantar e não sabe o que há de preparar? Se vivesse nos Estados Unidos da América (EUA), poderia facilmente recorrer aos serviços de um dinner planner. Há quem organize viagens, quem organize casamentos (wedding planners) e agora, de há uns anos para cá, já há também quem organize menus de jantares saudáveis. Esta nova atividade, em voga nos EUA, pretende ajudar as pessoas que querem cozinhar em casa refeições equilibradas mas não têm tempo para as planearem.

Este tipo de companhias, uma área de negócio em crescimento em território norte-americano, trata de tudo. Cria um menu personalizado, define a lista de compras e, é claro, organiza as instruções para preparar o almoço, o lanche ou o jantar. Um dos sites pioneiros foi o Mealz, que apresenta receitas de chefs, nutricionistas e bloguers especializados.

A equipa que gere o projeto propõe menus semanais adaptados às necessidades dos consumidores e indica quais as lojas da zona de residência onde os produtos são mais baratos, enviando as instruções (lista de compras e/ou receitas) por e-mail. Além de propostas para vegetarianos, há menus para rejuvenescer e programas de detox, além de artigos (em inglês) repletos de conselhos e dicas práticas.