Trata-se da terceira vez que a Aloma conquista a distinção, tendo ganho em 2012 e 2013 e sido posicionada na quarta posição em 2014. No segundo lugar ficou o Hotel Real Parque, que desse modo estreou-se no pódio, e no terceiro a pastelaria Balcão do Marquês (repetindo a mesma posição do ano anterior).

Estiveram presentes na grande final, que se realiza no Peixe em Lisboa desde 2009, um total de 12 pastelarias. Além do trio mais bem classificado, as pastelarias Atelier do Doce (Lisboa), Biarritz (Lisboa), Casinha do Pão (Lisboa), Chique de Belém (Lisboa), Continente Selecção (Lisboa), Nilde (Lisboa), Coina Confeitaria (Coina), Taigui (Lisboa) e Tulipa Dourada (Mem Martins). O júri foi constituído por Virgílio Gomes (gastrónomo, presidente do júri), António Marques (chefe pasteleiro), Cristina Castro (projeto “No Ponto”, que está a realizar um inventário da doçaria portuguesa), Domingos Soares Franco (enólogo), e Frederico Duarte (projeto “Fabrico Próprio”), que faz a inventariação de doçaria portuguesa de fabrico próprio ou doçaria semi-industrial.

Novos valores e nova estrela Michelin

A decorrer até ao próximo domingo, o Peixe em Lisboa recebe quinta-feira, 16 de abril, mais um chefe com restaurante estrela Michelin. Ricardo Costa, do The Yeatman (V.N. de Gaia) apresenta-se no Auditório do festival pelas 19h00.

Antes, às 15h00, nova edição da sessão “Jovens Talentos da Gastronomia”, em colaboração com a revista “InterMagazine”.

Dez restaurantes em funcionamento contínuo no evento (Arola by Penha Longa, José Avillez, Las Ficheras, Pap’Açorda, Kiko Martins, O Nobre/O Nobre Estoril, Ribamar, Sushi Café Avenida, Taberna da Rua das Flores & Flores do Bairro – Bairro Alto Hotel e Vitor Sobral), um mercado gourmet com mais de 70 expositores, aulas de cozinha, provas comentadas de vinhos e harmonizações enogastronómicas estão disponíveis no festival até ao próximo domingo, dia 19h00.

A entrada no Peixe em Lisboa tem um custo de 15,00 euros/pessoa e inclui 1 degustação de 5,00 euros, 1 bebida (1,50 euros) e 1 copo de provas. De segunda a sexta-feira, das 12h00 às 15h00, incluiu 2 degustações de 5,00 euros e 2 bebidas (1,50 euros, cada). No “Dia Económico”, 13 de abril, a oferta contempla 2 degustações de 5,00 euros e 2 bebidas (1,50 euros, cada), das 12h00 às 24h00.

O Peixe em Lisboa é uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV – Essência do Vinho.